EM UMUARAMA
Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizaram uma operação de limpeza pelas ruas do Parque Residencial Belo Horizonte, na região do Jardim Alto da Glória – extensão do Parque Industrial. O trabalho foi iniciado na manhã desta segunda-feira, 11, e durou até o período da tarde, com a remoção de vários caminhões de entulho, resíduos de construção e de indústrias, despejados de forma irregular na localidade.
A falta de manutenção e limpeza nos últimos anos, inclusive, resultou no entupimento de vários bueiros e até em pequenos focos de erosão, causados pelo escoamento da água das chuvas por cima das vias e passeios do bairro. “Com os bueiros entupidos a água corre por cima das ruas e do local onde deveria haver calçadas. O resultado é erosão e estragos no asfalto, meio-fio e nas margens das ruas”, disse o secretário de Serviços Públicos, Carlos Alberto de Assis (popular Nego D’Água).
Com uma equipe de serviços braçais e o apoio de caminhões e de uma máquina minicarregadeira Bobcat, o serviço atendeu a parte mais baixa do bairro, onde havia maior acúmulo de resíduos, especialmente nas ruas Odete Brasiliana da Silva e projetada ‘P’.
O empresário Giovane Mendonça Carvalho, que está montando uma indústria de postes de concreto no local, parabenizou a equipe pelo trabalho. “O bairro estava precisando dessa atenção. A rua está praticamente intransitável e agora o acesso está restabelecido. Falta apenas arrumar o asfalto”, comentou, elogiando também a coleta de lixo orgânico e recicláveis, que ocorre normalmente.
O secretário Nego D’Água informou que o recapeamento asfáltico depende de uma demanda em curso na justiça, entre o município e os responsáveis pelo loteamento, mas assegurou que a limpeza e manutenção das galerias pluviais serão realizados regularmente. “Agora vamos solicitar ao setor de obras da Prefeitura os reparos no meio-fio e nas bocas de lobo, bem como o aterramento dos focos de erosão”, completou.