ELEIÇÕES 2018
Confira a entrevista com o juiz da 89ª Zona Eleitoral de Umuarama, Jair Botura:
O juiz da 89ª Zona Eleitoral de Umuarama, Jair Botura, afirmou em entrevista que os problemas registrados em urnas de Umuarama foram de ordem técnica e que não foi registrado qualquer incidente que impedisse o eleitor de votar em seu candidato.
“Tivemos problemas em 2% das urnas em Umuarama e todos de ordem técnica. Todas as urnas que apresentaram problemas foram substituídas. Esses problemas que estão circulando ai na rede não aconteceram, pelo menos não chegaram ao meu conhecimento”, afirmou Botura. Umuarama tem 255 seções de votação.
Durante todo o dia vídeos com relatos de dificuldade ou mesmo impedimento de votação circularam nas redes sociais, colocando em xeque a credibilidade das urnas eletrônicas. A informação é rechaçada pela Justiça Eleitoral que garante a confiabilidade e a inviolabilidade do equipamento.
Em Umuarama, houve demora na votação em virtude de dificuldade na leitura das digitais na biometria. De acordo com o juiz, nos dois casos em que ele foi ao local, o problema estava com o operador e não com o equipamento.
Em pelo menos duas seções a votação foi encerrada após as 17 horas por causa das filas e do atraso na votação. “Foi uma eleição complexa, com seis votos. Houve uma demora para o encerramento em uma ou duas seções, mas os dados devem ser transmitidos para o TRE dentro do prazo previsto”, afirmou o juiz.