Vida e Cultura

Game

JOGO THE SIMS COMPLETA 20 ANOS DE HISTÓRIA

26/05/2020 10H59

sims-20 anos

The Sims: Duas décadas de sucesso e adversidades

Não é fácil uma franquia de jogos viver por 20 anos. Mais raro ainda, é manter sua popularidade e proeminiência durante todo esse tempo. No entanto, o The Sims está no topo da pirâmide de entretenimento e de parabéns, pois comemorou duas décadas, no início desse ano.

Lançado em 4 de fevereiro de 2000, pela Electronics Arts (EA) e criado pelo designer Willian Ralph Wright, que tinha como ideia principa, uma simulação da vida real mas em ambiente virtual e com multiplayers. Algo totalmente visionário e excêntrico, para aquela época. No início do lançamento o game apresentou boa aceitação, no entanto com o passar dos meses houve grande rejeição pela comunidade, devido à falta de suporte e inovações.

Deixando a comunidade morrer sozinha

A versão The Sims 2, também desenvolvida no modo online, foi lançada em Setembro de 2004 e apresentou – apesar de limitadas – algumas melhorias nas opções de costumização dos personagens, tais como como o envelhecimento dos mesmos, que passaram a possuir personalidade própria e traços genéricos. No entanto, mesmo apresentando upgrades relevantes, o dilema foi ainda maior devido a problemas com os servidores que mostravam falhas técnicas e de disponibilidade, uma vez que também não eram compatíveis com a quantidade de jogadores da altura. Isso fez do lançamento um grande desastre. Para agravar a situação, a EA abandonou a manutenção e deixou a comunidade morrer por si só.

Desistir é para os fracos

A EA e a Maxis, divisão de desenvolvimento de jogos eletrônicos, não desistiram do projeto e cinco anos mais tarde lançaram a terceira versão, o The Sims 3. Escolheram a data de 2 de junho para lançamento apenas nos Estados Unidos e dia 5 do mesmo mês para o resto mundo. Esta versão trouxe novas experiências como, destinos exóticos, diferentes e cheios de aventura, que dava ao jogador uma maior liberdade de criar e colocá-los em uma vizinhança repleta de vida e muitas outras possibilidades e sensações, porém as reclamações ainda continuavam por parte dos fãs.

Paciência e perseverança são itens essenciais para o sucesso

Já no The Sims 4, a EA surpreendeu os amantes da série com grandes inovações nos conceitos mais importantes do jogo. Foram desenvolvidas ferramentas de fácil manipulação, criação de instalações, feições corporais e faciais que podem ser manipuladas com o mouse, maior desenvolvimento da cidade e até mesmo do status social de cada um dos personagens. Tal como na vida real, um importante fator de sucesso é a sua saúde financeira. Esta versão do jogo, permite aos usuários, várias formas de arrecadar dinheiro para ir construindo a sua metrópole, no entanto, também estas podem significar um maior nível de risco, pois tratam se de instalações e leis que podem ampliar índices negativos de roubo, entre outros.

No game, instalações como áreas militares e prisões federais são exemplos, bem como leis que permitem a criação de casas de jogos de azar e possibilitem aos Sims, assim como em nosso mundo real, apostar. Aliás, para quem se interessa nessa modalidade de game de sorte, é possível jogar grátis com opção de bônus de cassino, mesmo estando no Brasil, sem sair de casa. Porém, ainda assim muitos dos fãs reclamavam devido a versão ser single-player, expondo que as vezes se sentem sozinhos, como se tivesse em uma maquete de construção, fria e vazia. Mesmo assim essa versão ainda faz muito sucesso e é considerada a melhor entre os seguidores da série.

Lançamento da nova versão no modo online

Um dos executivos da EA, já fez alguns comentários sobre o lançamento da versão 5. Ele não confirmou o desenvolvimento no modo multiplayers na época, mas disse que contempla na versão online uma ótima estratégia de torná-la a base para experiências em séries futuras. Esta quinta edição tem lançamento previsto para 2021.

A série The Sims sempre teve caráter experimental

Segundo Willian Wright, esta série sempre foi um teste, afirmando que jamais previu ganho de mercado em um setor que registra mais fracassos do que sucessos, porém se tratando de um experimento, o caminho é criar um jogo e adicionar expansões, pois é sabido que o mundo dos jogos eletrônicos está no topo de preferências dos consumidores mais jovens, tal como indica a Fecomércio.

O medo não é de tentar de novo, mas de obter o mesmo resultado

Devido ao fracasso das primeiras versões no modo online, os apaixonados pela série estão com o pé atrás em relação a versão multiplayers, já que, muitos estão habituados com a versão 4 em single-player. A EA anunciou que o desenvolvimento da nova versão não significa o fim da 4, visto que as equipes que estão trabalhando em focos distintos. Uma na elaboração da nova versão online e a outra na continuação de melhorias e upgrades da versão Sims 4.