Nacional

Futuro

Investigadores apontam IA como futuro do setor da saúde

23/07/2021 08H52

Os usos da Inteligência Artificial (IA) são cada vez mais amplos e, ainda que estes recursos de tecnologia sirvam interesses diversos, o setor da saúde é um dos focos de utilização desta tecnologia. Compreenda como a IA pode ser o futuro do setor da saúde.

Quando escolhemos um jogo de azar no Royal Vegas Cassino Online, nos deparamos com uma plataforma onde o uso da IA é notório e intenso. Jogos mais realistas, opções live, bônus baseados nas preferências dos usuários serviços de suporte permanentes são alguns dos traços que facilmente nos indicam que esses recursos estão no centro do investimento desse setor.

Além do mundo dos jogos de azar, os sistemas de GPS, os auxiliares de nossos celulares e até nossos instrumentos automatizados de cozinha começam a integrar a IA, fazendo com que esta permeie o nosso cotidiano.

As corporações e indústrias também estão lucrando com a integração de recursos de IA, os utilizando para melhorar sua produção e seu lucro, através da automatização de alguns sistemas e da avaliação pormenorizada sobre o rendimento de trabalhadores e processos, que permitem reformular estratégias e criar planos mais eficazes para todos.
A integração desses recursos também no mundo da saúde está sendo pensada (e implementada), se acreditando que a IA virá a reestruturar o setor da medicina, melhorando todos os processos.

Venha compreender as razões que levam os investigadores a apontar a IA como o futuro do setor da saúde.

IA e o combate a surtos

Algumas previsões de estudiosos internacionais vêm apontando, em suas pesquisas, que o surgimento de surtos e epidemias poderá se intensificar devido às questões ambientais e à sobrepopulação mundial.

Felizmente, os estudos em torno da aplicação da inteligência artificial na saúde criam esperança de que, com o tempo, o combate a esses mesmos surtos possa ser mais eficaz.

As ferramentas de IA que estão sendo estudadas têm em vista a previsão e o diagnóstico desse tipo de situação mediante sistemas inteligentes de triagem e rastreamento dos sintomas.

Essa maior facilidade seria também benéfica na criação de medicamentos, tornando todo o processo mais rápido e eficaz no momento em que essas patologias se manifestassem.

O potencial completo da IA na saúde

Além do seu papel na identificação de doenças, na criação de medicamentos e na automatização de muitos dos processos hospitalares, o potencial da IA está também sendo estudado para outras finalidades.

Alguns testes sobre a possibilidade de delivery de fármacos, por exemplo, utilizaram já alguns dos recursos de IA, para compreender de que forma a tecnologia pode criar uma maior facilidade na distribuição de recursos, nacional e internacionalmente.

O uso desse tipo de tecnologia poderá ser útil, por exemplo, para que a distribuição dos recursos mundiais de acesso à saúde se torne mais equitativo.

Além disso, nesse momento, a IA chegou ao mercado têxtil e vem servindo, também, para garantir a criação de máscaras cirúrgicas mais eficazes.

O potencial da IA, ainda assim, está ainda sendo estudado e seus usos irão, certamente, surpreender todos nós.