reta final
A empresa especializada de engenharia contratada pelo município – mediante licitação – para o fornecimento, instalação e homologação de dois conjuntos completos de equipamentos de auxílio à navegação aérea, o chamado Papi (Precision Approuch Path Indicator / Indicador de Percurso de Aproximação e Precisão), deve concluir o trabalho em cerca de duas semanas.
Os conjuntos que equipamentos estão sendo instalados nas cabeceiras 4 e 22 da pista de pouso do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho e o contrato inclui o serviço de acompanhamento junto ao Cindacta até a emissão da Declaração de Conformidade Inicial (DCI). O Papi é uma das últimas exigências para a operação de aeronaves de médio porte, como o avião ATR-72, tão aguardado pela população da cidade e região para o transporte de passageiros.
Além dos voos de aeronaves particulares, o aeroporto de Umuarama conta com uma linha aérea para Curitiba que oferece três voos semanais – às segundas, quartas e sextas-feiras. A criação dessa linha, bem como a possibilidade de ampliar os destinos e utilizar aeronaves maiores, só foi possível após investimentos de mais R$ 7 milhões em obras realizadas em parceria entre o município, o governo do Estado e a União, ainda na primeira gestão do prefeito Celso Pozzobom.
As obras envolveram a construção de aterro, ampliação e deslocamento da pista, recape asfáltico, ampliação do pátio de manobras, transferência do posto de abastecimento, ampliação do terminal, esteira de bagagem, abrigo e acesso pavimentado para o veículo de combate a incêndios, acessibilidade e aquisição de equipamentos de operação, como estação de radiocomunicação e estação meteorológica.
A próxima etapa é a instalação do sistema indicador de rampa de aproximação de precisão, o Papi, um conjunto de auxílio visual à navegação aérea constituído por oito aparelhos de iluminação com focos calibrados, que serão fixados nas duas cabeceiras da pista. O sistema orienta os pilotos sobre a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso.
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, explicou que o equipamento reforça o nível de segurança das operações. “É mais um passo para consolidarmos o aeroporto regional como opção viável para o transporte de passageiros e de cargas, conectando Umuarama e a região aos grandes centros e, por conexões aéreas, ao resto do mundo”, disse o secretário.
“O processo foi iniciado na administração Celso Pozzobom e permitirá o desenvolvimento mais rápido da nossa economia, beneficiando praticamente todos os setores”, acrescentou Junior Ceranto. O investimento no Papi é de R$ 820 mil em recursos próprios.
Os serviços englobam a construção de rede de dutos, caixas de passagem, bases das unidades de luz do sistema, abrigos metálicos, instalação de cabos de média tensão, sistema de aterramento e instalação das unidades de luz do lado esquerdo das cabeceiras 4 e 22, de modo a oferecer nível adequado de desempenho e segurança.