SEGUNDA ETAPA
Evento será dia 8 de outubro e vai oferecer apenas 200 vagas para público de 5 a 14 anos
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente abre, na próxima segunda-feira (18), as inscrições para a segunda edição do Torneio de Pesca Infantojuvenil Capital da Amizade, destinado ao público com idade entre 5 e 14 anos. Não será cobrada taxa para quem quiser participar do evento, que será realizado no dia 8 de outubro, no Lago Tucuruvi, um dos pontos turísticos de Umuarama, localizado no Parque Dom Pedro II. O Regulamento completo será divulgado na próxima semana.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, o período de inscrição vai de 18 a 29 de setembro (ou enquanto durarem as vagas) e devem ser feitas pelos pais ou responsáveis dos menores diretamente na Secretaria de Meio Ambiente, que fica no Paço Municipal. “Assim como no ano passado, o torneio será um evento recreativo tipo ‘pesque e leve’. A pesca será das 9h às 13h, sendo que logo após esse período serão feitas as medições e contagens dos peixes”, adianta.
Ele comenta ainda que o torneio deverá ter o apoio de uma série de parceiros – a começar por servidores de diversas secretarias municipais nos moldes do Torneio de Pesca Capital da Amizade realizado no Lago Aratimbó no último domingo (10). “Sempre contamos com o apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar, do Instituto Água e Terra (IAT), da Polícia Ambiental – Força Verde, Tiro de Guerra e de empresas e entidades parceiras”, relata.
Fernanda Periard Mantovani, diretora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, destaca que para a inscrição será necessário apresentar documento de identificação com foto da criança e comprovante de endereço, para comprovar que a criança resida em Umuarama (sede ou distritos). “Não será permitida a participação de crianças sem acompanhante. A pesca será com caniço simples, varas de bambu ou telescópicas, molinetes e carretilhas, em área delimitada pela organização. Os pescadores terão pontos determinados de acesso e deverão portar a pulseira que será entregue na inscrição”, esclarece.
Ela antecipa que, assim como na edição anterior, o regulamento deve proibir o uso de embarcações, tarrafas, redes, covos, fly, iscas artificiais, espinhel, boias de arremesso ou semelhantes e ceva. “Não será permitido devolver o peixe capturado, nadar, consumir bebida alcoólica na área de pesca, más condutas, equipamento de som, limpar peixes no lago e nem a permanência de não inscritos na área reservada. Os outros detalhes estarão no regulamento”, indica.