Umuarama

ECONOMIA

Incentivos municipais ajudam a expandir avicultura com novos barracões em Umuarama

18/08/2023 17H10

Jornal Ilustrado - Incentivos municipais ajudam a expandir avicultura com novos barracões em Umuarama

O Programa de Incentivo à Implantação de Aviários da Secretaria Municipal de Agricultura está participando de um grande investimento em Umuarama, que vai gerar muitos empregos e divisas para o município. O canteiro de obras foi visitado na tarde da última quinta-feira, 17, pelo prefeito Celso Pozzobom e secretário João Megda, na estrada divisora próximo ao povoado de Alto Alegre.

Com 12 galpões de mais de 3 mil m² cada um, o aviário vai alojar cerca de 480 mil frangos, a cada ciclo de 60 dias – geralmente 45 dias de engorda e 15 dias de limpeza e desinfecção. “É uma obra de grande envergadura, talvez um dos maiores de toda a região neste setor, com um investimento na casa dos R$ 20 milhões”, informou o secretário.

Pozzobom lembra que este é o segundo projeto a receber incentivos do município na fase de instalação, além de outra área onde já foi construída uma estrutura para galinhas poedeiras, denominada matrizeiro. “A Prefeitura participa com 50% dos custos da terraplenagem o que neste caso representa uma parte considerável do investimento, afinal apenas neste projeto são mais de 40 mil m² de área com aterros, taludes, tanques e adequações para as construções”, explicou.

Com um grande abatedouro de aves instalado na rodovia PR-323, próximo ao entroncamento com a PR-468, que está em fase de expansão, o município precisa aumentar a produção de frangos e a Prefeitura tem feito o possível para estimular os produtores. Os incentivos têm atraído investidores de outras regiões, de olho na lucratividade deste ramo.

“Este grande aviário está sendo construído por investidores com tradição na produção de frangos no Sudoeste do Estado. A região de Umuarama ainda têm grande potencial de crescimento com os investimentos e o projeto de expansão da Levo Alimentos, que abate hoje 150 mil aves/dia e quer chegar a 200 mil aves/dia nos próximos meses”, acrescentou o prefeito.

O secretário João Megda lembra que além dos inventivos do município, os produtores interessados na implantação de aviários contam com o apoio da empresa na obtenção de financiamentos junto à rede bancária. “Normalmente o banco financia até 30% do valor da propriedade, mas graças à parceria com a Levo os produtores interessados podem obter financiamentos equivalentes a até 100% do valor do sítio ou fazenda”, explicou.

De acordo com o prefeito, a cadeia do frango é importante para o desenvolvimento econômico e social do município por ser rentável em vários aspectos. “Além da geração de centenas de empregos, que movimenta nossa economia, a cadeia gera impostos desde a produção de frangos, postos de trabalho no abate e industrialização, tributos na comercialização e divisas também com a venda para o mercado externo. A exportação é uma fonte de recursos extras para a arrecadação do município”, destacou.

Além disso, a criação de aves produz grande quantidade de esterco – a chamada ‘cama de frango’ –, um adubo orgânico que quando utilizado de forma correta, com o acompanhamento técnico, melhora substancialmente as condições do solo e possibilita o aumento da produção de várias culturas, principalmente frutíferas e horticultura. “Com o aumento da avicultura, a tendência é a redução no preço do adubo, pois haverá mais oferta e menos despesa com o transporte”, apontou o secretário.

João Megda disse ainda que existem outros projetos em fase de estudos, aguardando a aprovação de financiamento para o início das obras – um deles com quatro barracões e o outro com oito aviários –, que devem receber o apoio do município nos serviços de terraplenagem, assim que as obras forem liberadas. “O município é um parceiro importante no desenvolvimento da avicultura em Umuarama”, completou.