DICA DOS BOMBEIROS
Um incêndio em uma residência no bairro San Martim II, em Umuarama, registrado no mês passado retomou um alerta em relação a aquisição e uso de eletroeletrônicos. Na ocorrência o fogo começou em um dos quartos da casa e possivelmente em um celular, que estava sobre a cama. Em pouco tempo as chamas se alastraram destruindo móveis e demais equipamentos da casa.
Nenhum morador da residência sofreu ferimentos, porém, a situação poderia ser outra, caso alguém estivesse dormindo no momento do incêndio. A aspirante Marinez Imoto, do 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama, orienta para que as pessoas evitem carregar seus aparelhos durante o período que estão dormindo ou fora de casa, pois o tempo para apagar o fogo ou ainda fugir pode não existir.
Ainda segundo a aspirante, na hora de comprar carregadores para aparelhos, como celular, sempre opte pelos homologados, pois estão dentro de normas técnicas de segurança. Além disso, a entrevistada ressalta que nunca deve carregar os aparelhos sobre camas ou sofás, pois isso oferece aquecimento e em caso de explosão o desastre pode ser maior pelo, devido o material inflamável.
O dimensionamento correto da rede elétrica da casa interfere diretamente em sua eficiência e segurança, alertou Imoto. Por isso, é importante ficar atendo a instalação. “Se for feita de forma adequada não existe sobre carga de corrente elétrica para o telefone ou qualquer eletroeletrônico na residência, isso reduz as possibilidades de acidentes”, explicou.
Conforme a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) no anuário de 2022, com base em 2021, do total dos acidentes de origem elétrica, 32% resultaram em incêndio por sobrecarga de aparelhos.
A aspirante Imoto orienta que o carregamento de aparelhos deve ser feito durante o dia, quando a pessoa estiver por perto e o eletrônico nunca pode ficar próximo de materiais de combustão, como cortinas, sofás, camas ou móveis. “Coloque o equipamento no chão, longe das pessoas e de materiais que possam pegar fogo”, disse.
Superaquecimento
As explosões de equipamentos com baterias são ocasionadas por superaquecimento. As baterias de íons-lítio são projetadas para suportar temperaturas de até 60ºC, mas o calor excessivo pode gerar curto-circuito entre os polos positivos e negativos, desencadeando uma reação até ocasionar a explosão da peça.