Esportes

UMUARAMA

Handebol e futsal de Umuarama brilharam na fase final dos Jogos da Juventude

18/11/2024 15H08

Jornal Ilustrado - Handebol e futsal de Umuarama brilharam na fase final dos Jogos da Juventude

O ano tem sido muito positivo para o esporte de tendimento em Umuarama. Equipes das mais diversas modalidades, treinadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), têm feito bonito em competições regionais e também nos jogos oficiais da Secretaria de Estado do Esporte (SEES). Um exemplo disso foi a participação da Capital da Amizade nos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) edição 2024.

Atletas umuaramenses disputaram várias modalidades e subiram ao pódio em duas delas – como campeões na série prata do handebol masculino e vice-campeões no futsal, também masculino. Na fase final do handebol, Umuarama venceu Prado Ferreira por 32 a 24 e Ponta Grossa por 20 a 18.

“Nossa equipe perdendo apenas um jogo na fase regional, classificando-se em segundo lugar. Na macrorregional terminamos em primeiro e na fase final (estadual) os meninos conquistaram o título de campeões para Capital da Amizade”, destacou o secretário do Esporte e Lazer, Anderson Gasparetto, o Gaspar.

O futsal masculino ficou com o vice-campeão, vencendo Chopinzinho por 5 a 0 e perdendo na final para Medianeira de 2 a 1, num jogo muito equilibrado. Na fase regional Umuarama ficou em segundo lugar e na macrorregional terminou em primeiro. “Mas o título de vice-campeão da série prata dos Jojups coroa um belo trabalho realizado pela comissão técnica e muita dedicação dos atletas”, parabenizou Gaspar.

Jornal Ilustrado - Handebol e futsal de Umuarama brilharam na fase final dos Jogos da Juventude

Curitiba (1º), Maringá (2º) e Cascavel (3º) foram os campeões da 36ª edição dos Jojups, na classificação geral final. A competição teve as últimas modalidades disputadas em Campo Mourão. Os jogos iniciaram em maio com mais de 11,6 mil participantes de 287 municípios, número recorde desde a criação dos jogos.

Mais de 4,5 mil pessoas participaram das duas etapas da fase estadual – resultado do novo formato, com séries ouro e prata, aumentando significativamente a participação de atletas e municípios nas finais em relação a 2023 (2 mil participantes). Segundo o coordenador dos Jojups, Agnaldo Luiz Baldo, os jogos superaram todas as expectativas em 2024 graças ao sucesso do novo modelo. “Todos os dados foram muito expressivos, esse é um formato que eu entendo que deve continuar por um bom tempo”, avaliou.