EM UMUARAMA
Sempre com foco em garantir a segurança dos cidadãos, a Guarda Municipal de Umuarama (GMU) atua no policiamento administrativo ostensivo e na prevenção a infrações penais em todo território do município. Com um efetivo de 28 agentes – seis mulheres e 22 homens –, a força de segurança é parceira das polícias Civil, Militar, Ambiental e Corpo de Bombeiros, além do Samu. O ano de 2023, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (7), começou com o atendimento de 195 chamados feitos ao telefone 153.
As ocorrências mais significativas de janeiro foram a apreensão de um veículo em alienação fiduciária e encaminhamentos à Delegacia de Polícia Civil de um sujeito por importunação sexual, um por tráfico de drogas e outro para cumprimento de mandado de prisão, segundo informa o diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato. “Estamos sempre atentos e a postos para atuar coibindo ações violentas ou criminosas, no comércio e uso de entorpecentes, na segurança de escolas e na manutenção da ordem na cidade, elementos que fortalecem o vínculo com a comunidade”, pontua.
De acordo com o relatório, em primeiro lugar no número de ocorrências ficou a abordagem para averiguação de suspeito, com 31 chamados, em segundo lugar foram as denúncias de pessoas que se sentiram ou sofreram abordagens intimidadoras por parte de pessoas em situação de rua (mendigos, drogaditos, andarilhos etc.), com 23 chamados, e em terceiro lugar ficaram as denúncias de trânsito, especificamente sobre veículos estacionados em lugares proibidos, com 11 chamados.
O levantamento também indica atendimentos a diversos chamados, como perturbação de sossego, ameaças, situações envolvendo animais, vias de fato, violência contra a mulher, homicídio, operação AIFU (ação integrada de fiscalização urbana), invasão de domicílio e apoio a ocorrências no Centro Pop, entre outros. “Nunca é demais destacar que temos muito orgulho de sermos lembrados e chamados em socorro das famílias e dos cidadãos de bem de nossa cidade”, observa Rissato, acrescentando que a GMU faz parte da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana).