Esportes

FUTEBOL AMADOR

Guarani de Casa Branca completa 50 anos com várias conquistas

09/10/2020 11H43

Uma das equipes de futebol amador mais antigas da região, o Guarani de Casa Branca, vai comemorar 50 anos de fundação neste fim de semana. Em função da pandemia, não haverá festa, mas a diretoria marcou dois jogos sendo um no sábado e outro no domingo próximo para marcar a data. O time já ganhou vários e importantes títulos, mantém um excelente campo de futebol, tem o prestígio da torcida e o clube mantém a escolinha que forma dezenas de atletas anualmente.

O atual presidente da diretoria, Elicio Ferreira Barros, diz que o clube tem a comemorar, pois sobrevive há 50 anos com um dos grandes do futebol amador paranaense, graças ao empenho de toda a diretoria, dos atletas e dos torcedores, além dos vários apoiadores. Ele destaca o trabalho realizado por todos os presidentes, desde o primeiro, Alfair Fenille (in memoriam) até os dias atuais.

Ex-presidentes

Alfair Fenille foi o primeiro presidente em 1970, mas vários outros já deram e continuam dando a sua contribuição para o engrandecimento do clube. São eles: Wilson Reis Biond, João Mendonça Filho, Altair Fenille, José Ricardo Gregório, José Olímpio, José Fernandes, Anatole Feiber, Dorival Pereira Silva, Elson Ferreira Barros e o atual Elício Ferreira Barros.

Num rápido balanço, Elicio Barros mostra que o Guarani, criado no dia 12 de outubro de 1970, construiu até aqui uma história bonita com 1.537 jogos disputados com 853 vitórias, 424 derrotas e 260 empates. Foram marcados 2.928 gols e sofridos 1.835.

Os dez principais artilheiros do clube na história são: Zé Ricardo em primeiro com 809 gols marcados, Altair 515, Edson 304, Maurinho 267 gols, Heverton 248 gols, Elson 239 gols, Nenê 234 gols, Alex 226 gols, Agnaldo 225 gols e Aldair 217 gols.

Entre os títulos conquistados pelo Guarani estão o de vice-campeão no Peneirão de 1978, tri-campeão intermunicipal, Copa Foster 2016 e Copa Paraná de 2019. Além das conquistas, o Guarani de Casa Branca sempre foi um dos times mais respeitados da região pela qualidade do seu elenco, sempre formado por jogadores do próprio município, incluindo atletas que surgiram nas categorias de base.

E a meta é continuar o trabalho, segundo a atual diretoria, para manter a tradição do clube que é ter um time competitivo na categoria principal e nas demais. E também continuar com o trabalho de base para ajudar a formar novos talentos e oferecer uma opção de lazer para as crianças e adolescentes do distrito de Casa Branca.

DOIS JOGOS SÁBADO E DOMINGO

Para não deixar a data passar em branco, dois jogos serão realizados neste fim de semana no Estádio Jozé Carlos Gozalan. Neste sábado (10) o Veteranos do Guarani recebe a equipe de Cruzeiro do Oeste, a partir das 16 horas, para um jogo amistoso e comemorativo. No domingo a partir das 9 horas da manhã, a equipe do Sub-15 do Guarani recebe o time SUB 15 de Umuarama, o time da Escolinha do Professor Milton. As partidas vão respeitar as medidas de prevenção da Saúde pública, mesmo assim a torcida por acompanhar os jogos usando máscaras e mantendo o distanciamento social.