Região

CAIXA TURBINADO

Guaíra consegue a aprovação do projeto que aumenta os royalties pagos por Itaipu

23/03/2019 13H52

O Congresso Nacional aprovou ontem o Projeto de Lei da Câmara, PLC 94/2015, de iniciativa do ex-deputado federal Osmar Serraglio, que visa a aumentar o percentual de royalties do município de Guaíra como forma de compensação pelo alagamento das Sete Quedas para a formação do Lago de Itaipu. Atualmente, Guaíra recebe 4,8% e vai passar a receber 8% dos royalties pagos pela Hidrelétrica de Itaipu aos municípios lindeiros. Com o aumento, receberá pouco mais de R$ 1 milhão por mês para investimentos na sua infraestrutura.

O prefeito Heraldo Trento diz que essa é uma conquista histórica para o município. Ele explicou que a PLC 94 tramita desde 2015, passou por várias comissões, análises, e nos últimos dois anos a atual administração colocou como prioridade conseguir essa aprovação. Heraldo Trento lembra que viajou inúmeras vezes a Brasília, visitou todos os senadores, diversas vezes, explicou cada detalhe e defendeu a importância dessa conquista para o Município.

Ainda na semana passada, o prefeito conseguiu uma agenda com o senador Fernando Bezerra, que garantiu ao administrador municipal que essa semana a PL entraria em votação. Promessa feita e cumprida. Desde segunda-feira, o chefe de gabinete, Gileade Osti, visitou novamente os senadores, entregando o material explicativo do PLC e por meio desse trabalho de insistência, conversa, articulação e bom relacionamento político, o projeto entrou em pauta e foi aprovado. O próximo passo é a assinatura do presidente da República.

O prefeito lembra que também teve um apoio importante da AMUSUH – Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas. “Não foi fácil. Esse é um trabalho que iniciou em 2015, mas que eu peguei como prioridade máxima. Guaíra já chorou demais, foi injustiçada demais, perdeu demais. Está na hora de ir atrás de tudo aquilo que é direito nosso. Andei muito pelos corredores de Brasília, falei, falei e falei. Estou muito feliz por essa conquista e não escondo minha emoção. Não só por mim e minha família que amamos esta terra, mas sim por todos que nela vivem. Guaíra merece mais, mas hoje podemos comemorar essa vitória. Parabéns a todos. Agradeço demais o apoio da AMUSUH, que foi firme nessa caminhada. Aos deputados, senadores, prefeitos da região que entenderam que isso é um ato de justiça com Guaíra. Obrigada a todos e parabéns Guaíra”, diz emocionado Heraldo Trento.

PERDAS HISTÓRICAS

Guaíra foi a cidade paranaense que mais perdeu com a construção da Usina de Itaipu e há anos luta por justiça. Os royalties foram pagos referente a quantidade de terras alagadas na época e nesse quesito Guaíra não perdeu muito, pois a cidade fica acima do ponto onde existiu o deslumbrante conjunto de cachoeiras. Porém, as Sete Quedas tornavam Guaíra um dos pontos turísticos mais procurados, e com a extinção delas, a cidade perdeu em outros segmentos como, econômicos e ambiental.