Meio Ambiente
Umuarama amanheceu com o céu tomado de fumaça, o fenômeno se intensificou durante o dia chamando atenção da população. Segundo o Simepar, a fumaça visualizada é originária de queimadas e incêndios florestais que ocorrem tanto na Amazônia como em partes da Região Centro-Oeste do Brasil.
A fumaça foi registrada em todo Paraná devido à atual configuração dos ventos na América do Sul. Ainda segundo Simepar, o trajeto da fumaça e da fuligem gerada naquelas áreas é claramente observado através de informações geradas pelo satélite meteorológico GOES16, o qual monitora, a cada 10 minutos, toda essa área do continente sul-americano.
A altura média da fumaça e fuligem suspenso na atmosfera é da ordem de 3 a 20 km altura e os efeitos que a fumaça causa podem ser identificados no nascer e no pôr do Sol, deixando-o mais avermelhado assim como o céu mais esbranquiçado durante o dia, ressaltou o meteorologista Fernando Mendonça Mendes.
O médico pneumologista Renato Ricci Kauffmann dá dicas para amenizar a situação da fumaça para pessoas que com problemas pulmonares: CLIQUE AQUI