BUSCAS
A Força Aérea Brasileira (FAB) retomará as buscas na manhã desta terça-feira (4) pelo avião bimotor que desapareceu no Paraná. A aeronave sumiu do radar na região da Serra do Mar, uma área de Mata Atlântica, enquanto voava de Umuarama, no noroeste do estado, para Paranaguá, no litoral.
As operações de busca realizadas pela FAB foram temporariamente interrompidas às 3h da manhã desta terça-feira. Os esforços foram concentrados na região de São Leopoldo, entre os municípios de Guaratuba e Morretes, próximos à costa.
Durante a madrugada desta terça-feira, uma imagem de radar mostrou a rota traçada pelo avião de busca da FAB.
Segundo informações do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Paraná (BPMOA), o avião desaparecido transportava o piloto e dois passageiros. Até o momento, não há informações sobre uma possível queda da aeronave.
O Governo do Paraná confirmou que os dois passageiros são servidores. No bimotor particular estavam o piloto, Jonas Borges Julião e dois passageiros, o empresário do ramo de combustíveis Heitor Guilherme Genowei Júnior, conhecido como Juninho do Posto e o ex-chefe do escritório do Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama, Felipe Furquim. Ambos atuam como assessores da Casa Civil, do governo Ratinho Júnior.
Assim que tomou conhecimento de que o avião havia saído da rota e não chegou ao destino previsto, o governo iniciou as buscas em apoio ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), utilizando helicópteros do BPMOA e da Casa Militar, porém, nada foi localizado.
O governo estadual informou que o Cindacta, da Força Aérea Brasileira, enviou um avião especializado de Campo Grande (MS) para auxiliar nas buscas.
Segundo o BPMOA, durante o trajeto, a aeronave desaparecida não acionou o ELT (Emergency Locator Transmitter – sinalizador de localização de emergência). A polícia realizou buscas aéreas no final da tarde de segunda-feira (3), porém sem sucesso. O mau tempo em algumas regiões impediu a operação.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná recebeu uma solicitação por volta das 14h sobre o desaparecimento da aeronave. Segundo informações preliminares, o avião teria sumido do radar às 10h14min na região de Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba, no litoral paranaense. A previsão de chegada da aeronave era às 10h24. Os bombeiros mobilizaram duas equipes de busca terrestre, uma em Guaratuba e outra em Morretes, para realizar o reconhecimento do local.