EM UMUARAMA
Mostra abstrata ‘Objetos & Telas: Transmutação’ estreia dia 1° e fica em cartaz até dia 29
O olhar de um artista está constantemente fazendo questionamentos. E não é diferente com o pintor e grafiteiro Sergio Trajano, que estreia sua mais recente exposição na próxima sexta-feira, dia 1° de setembro, das 18h às 21h, no Centro Cultural Vera Schubert. “Objetos & Telas: Transmutação’ é um recorte das obras abstratas e contemporâneas produzidas nos últimos anos por Trajano.
Segundo Rodrigo Fernandes Pereira, da Fundação Cultural de Umuarama (FCU), a exposição terá 22 obras. “Dez obras são ‘telas-instalações’, um trabalho contemporâneo que Trajano vem desenvolvendo inspirado em novos significados dos objetos que nos rodeiam. Nessas propostas, os objetos perdem seu significado casual e passam para uma posição de manifesto, discutindo importantes questões da contemporaneidade, como escravidão às mídias digitais, a questão do lixo nos oceanos, violência, apego ao alimento e a questão gourmet, além da educação e questão indígena”, detalha o diretor de Ação Cultural.
Os demais trabalhos que serão apresentados na exposição, são telas abstratas e alguns e retratos de rostos construídos com o olhar moderno de Trajano. “Todos os trabalhos remetem à questão da transmutação: mudança interna vivida, experimentada e internalizada por uma pessoa quando se afasta de elementos nocivos – desde ações a pensamentos – e se aproxima de Deus”, resume Trajano, que se classifica como pintor autodidata.
Sergio Trajano iniciou sua trajetória trabalhando inicialmente com óleo sobre tela (desde de 1999). “Após andanças, experimentos e explorações não só de materiais quanto de espaços possíveis, trabalho com técnicas de grafite, tinta acrílica e aquarela, entre outras. Me sinto à vontade em trabalhar com arte contemporânea, abstrata e moderna, pois é uma maneira que temos de tirar o foco das coisas exteriores, materiais (representadas na pintura clássica, por exemplo) e percorrer questões relacionadas ao mundo interior de cada um e também relacionadas com o consciente coletivo”, define.
SERVIÇO – EXPOSIÇÃO OBJETOS & TELAS: TRANSMUTAÇÃO – Artista: Sergio Trajano – Data: de 1 a 29 de setembro – Local: Centro Cultural Vera Schubert – Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h – Quanto: grátis – Informações: Fundação Cultural – (44) 3621-4112.