

ATUALIZADA
Ao menos quatro mortes foram confirmadas pelo Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu), que regula o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até as 19h30 desta quarta-feira (26), vítimas de uma explosão no interior da Cooperativa Agroindustrial C.Vale, em Palotina, a 95 km de Umuarama. Quatro pessoas ficaram feridas, sendo dois em estado grave. Ao menos 6 pessoas estão desaparecidas até o momento, segundo o Corpo de Bombeiros. Cães de busca estão sendo usados para localizar vítimas.
Uma força tarefa que reúne bombeiros de todo o Estado foi formada para controlar as chamas da explosão e socorrer os feridos. Ao menos 5 ambulâncias e um helicóptero do Samu também auxiliam no atendimento.
Também há a informação de que o Instituto Médico Legal (IML) de Toledo e de Cascavel foram acionados para recolher as vítimas fatais.
O acidente foi por volta das 17 horas desta quarta-feira. A primeira informação é de que uma forte explosão ocorreu em uma das caldeiras de um secador de milho e causou a destruição do prédio e de barracões do complexo industrial. Uma densa nuvem de fumaça se seguiu. Destroços de folhas de zinco teriam sido arremessadas a quilômetro de distância. Moradores relataram um forte tremor e quebra de vidros na área central da cidade, distante entre 8 e 9 km da sede da cooperativa.
A C.Vale é uma das maiores cooperativas do Brasil, contando com mais de 26 mil associados e mais de 13 mil funcionários em todas as suas unidades.
O complexo de Palotina da cooperativa emprega um grande número de moradores de diversos municípios da região, entre eles Cafezal do Sul, Perobal, Francisco Alves, Iporã, Altônia, entre outros.
O Ilustrado busca informações com a assessoria de imprensa da cooperativa, mas até o momento não houve retorno.