Umuarama

festa

Expectativa é reunir 20 mil católicos na festa dos 50 anos da Diocese de Umuarama

21/08/2023 10H47

Jornal Ilustrado - Expectativa é reunir 20 mil católicos na festa dos 50 anos da Diocese de Umuarama
Dom João Mamede acendeu a vela jubilar em junho de 2022, dando início ao ano jubilar (PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Cruzeiro do Oeste)

Ainda faltam alguns detalhes, mas a programação para a festa celebrativa dos 50 anos da Diocese de Umuarama já está fechada. A expectativa dos organizadores é reunir ao menos 20 mil católicos de toda a região junto ao palco que será montado na arena do Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, em Umuarama, no próximo dia 17 de setembro, a partir das 14 horas.

Entre as atrações estão ao menos 10 cantores de música sacra que vão se alternar no palco. Todos são filhos da terra e pertencem à diocese, como Maria Victória, de Alto Piquiri, que participou do programa The Voice Kids, da Rede Globo.

Também haverá uma apresentação teatral do Espaço Sou Arte, que é de Campo Mourão e parceiro do Cirque du Soleil. A missão é contar a história da diocese, desde o início, quando eram apenas 23 paróquias até os dias atuais.

‘Será um momento único para celebrarmos a história da nossa Diocese e mostra a importância e a grandeza que tem, além de promover a experiência sobre o que foi a diocese no início e a motivação para mais 50 anos”, destacou um dos organizadores do evento, padre Valdomir Machado.

São esperadas caravanas das 50 paróquias pertencentes aos 30 municípios que formam o território da Diocese de Umuarama. Para facilitar a participação na festa do Jubileu de Ouro, que tem como lema ‘Tempo de Gratidão e Esperança’, e a chegada de todos, neste dia haverá apenas uma missa por paróquia, em um horário alternativo e pela manhã. “A orientação do bispo é que neste dia os padres possam se organizar e as suas caravanas para poderem participar da celebração do jubileu”, explicou o padre Machado. Durante a festa haverá uma missa a ser presidida pelo bispo da Diocese de Umuarama, dom João Mamede Filho.

“Penso que neste 17 de setembro, todos os batizados da circunscrição diocesana celebrando o mistério maior, a fé. O sacramento maior, que é a eucaristia, vai lampejar em nossas mentes as luzes e, vamos sentir impulsos nos corações de alegria, que é o que será o combustível por mais 50 naos da nossa vida de igreja na Diocese de Umuarama”, salientou dom João Mamede.

Ano jubilar

O evento, que deve durar cerca de 7 horas, vai contar também com a presença dos bispos que já estiveram a frente da diocese, dom Vicente Costa e dom José Maria Maimone, que é bispo emérito, além de religiosos que nasceram ou foram ordenados na Diocese, como dom Antônio Luiz Catelan, bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) e dom João Bergamasco, da diocese de Corumbá (MS). Todos os padres, diáconos e religiosos da diocese ou que já prestaram serviços aqui também são esperados.

Segundo o padre Machado, a ideia é que os participantes possam conhecer a história da Diocese de Umuarama e realmente celebrar a evolução desde a sua criação, em 16 de setembro de 1.973. Para isso, haverá uma cerimônia para a entrada e apresentação das 50 paróquias, começando pela primeira, a Nossa Senhora de Fátima, de Cruzeiro do Oeste e terminando com a Divina Misericórdia, em Cianorte, última a ser criada.

Simbolicamente, o rito marca o fim da peregrinação feita por Dom João Mamede e pela vela jubilar em todas as paróquias.