Aragão Filho

23/11/2021

Eleita a Miss Plus Size de Cruzeiro do Oeste

23/11/2021 05H31

A miss Plus Daniele ao lado da vereadora e presidente da Câmara de Cruzeiro do Oeste, Rosy Anne

A sempre jovem Daniele Medeiros, de 29 anos, foi eleita, neste domingo, a Miss Plus Size de Cruzeiro do Oeste. O evento aconteceu no Centro Cultural, foi organizado pela Kassia Santos e contou com dez candidatas. Com apoio da Prefeitura, o evento está no 2º ano consecutivo. Formada em Direito, Daniele dedica-se à confecção de bolos de incomparáveis beleza e sabores. A organizadora Kássia, diz que o intuito do evento e mostrar a beleza plus e quebrar o preconceito dos padrões de beleza feminina impostas pela sociedade.

Nasce a Fundação Zumbi e Dandara, 1ª ONG voltada à população negra de Umuarama

A Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes de Umuarama (Faisca) de sábado (20) teve como um dos destaques o lançamento oficial da Fundação Zumbi e Dandara, primeira Organização Não Governamental(ONG) voltada à população negra de Umuarama.

A edição foi especial, com programação alusiva ao Dia da Consciência Negra. Além do lançamento da ONG, a  Faisca contou com apresentação do rapper Coddre, roda de capoeira (Associação Afoxé) e aulão de move dance com ritmos brasileiros.

“A representatividade é um dos pontos fortes. Temos entre os membros fundadores professores, empresários e artesãos. Segundo o IBGE, pretos e pardos representam mais da metade da população do município. São quase 61 mil pessoas, muitas vezes invisibilizadas”, explica o presidente, Bruno Camargo.

Objetivos

Os principais objetivos são atuar contra o racismo; promover, preservar e valorizar a cultura afro-brasileira e africana; defender o povo negro em todos os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais; estimular processos de auto identificação e afirmação da negritude e da condição do feminismo negro; executar projetos voltados prioritariamente para defesa e a efetivação dos direitos das pessoas negras

Composição da Fundação Zumbi e Dandara

Presidente – Bruno Camargo

Vice-presidente – Ingrid Lima 

Secretário – Cleiro Buriti 

Tesoureiro – Joilson Teixeira

 2ª secretária –  Ana Vitória de Almeida Lionardo

2º tesoureiro – Edson Pompilio da Silva

Não vai dar

Em Campo Mourão, o vereador Escrivão Parma, sugeriu que o município pague a hospedagem para mulheres vítimas de violência doméstica em hotéis da cidade.

A prefeitura consultou os hotéis e a resposta foi não.

A última coisa que querem é um marido violento invadindo o ambiente em busca da mulher vítima da sua agressividade.

Questão óbvia de segurança para os dois lados, para ela e para o hotel e seus hóspedes.

Ou seja, a intenção é boa na teoria, mas na prática…

Casteladas

Todo mundo é demasiadamente humano até que você precise de um avalista.

– Carlos Castelo.

Falhou

Piada pronta, mas ninguém riu:

– Não funcionou o aplicativo de votação nas prévias do PSDB.

Ao todo, quase 45 mil filiados, entre militantes e detentores de mandato, estavam inscritos para votar em um dos três candidatos, Doria, Leite e Virgílio, mas não estava fácil votar.

Antes, Dória já havia vetado o uso de urnas eletrônicas nas prévias, apesar de defender seu uso nas eleições gerais.

Deve ser aquela história da pimenta e do refresco…

Papo rápido

– Lula diz não se preocupar com possível candidatura de Moro. Bolsonaro também disse que não está nem aí pra Moro…

– Então, é porque os dois estão se borrando de medo de Moro…

Escrito apenas ontem…

Ninguém ouve ninguém. O que nós chamamos de diálogo é, na maioria dos casos, um monólogo cuja resposta é outro monólogo. Por isso, a nossa vida é a busca desesperada de um ouvinte.

– Nelson Rodrigues.

Casteladas

O Brasil é uma democracia cristã sem a participação de Cristo.

– Carlos Castelo.

Ele disse:

Existe uma grande diferença entre quem mandou prender pela Lava Jato, quem foi preso pela Lava Jato e quem acabou com a Lava Jato”.

Do deputado Julian Lemos, em defesa de Sérgio Moro.

Papo rápido

– Está aumentando todo dia o número de canais de culinária…

– Logo agora que quase ninguém tem dinheiro pra comprar sequer os temperos…

O galeto é nosso

O Paraná é o maior produtor nacional de carne de aves, com 34% de participação do mercado, e maior exportador de carne de frango do país, respondendo por mais de 40% dos embarques.

São números que mostram a força da atividade no estado: são mais de 8.200 propriedades rurais, mais de 18.200 aviários, 40 frigoríficos e mais de 85 mil empregos diretos, que resultaram em 2020 no processamento de 4,49 milhões de toneladas da proteína e geraram 21,7 bilhões de reais (20%) do Valor Bruto da Produção (VBP) paranaense.

Na região de Umuarama, a julgar pelos planos da Plusval, dona da marca Levo, a produção de frango pra valer mesmo nem começou.

Muita bondade

O Ministro Alexandre de Moraes determinou a soltura de uma mulher, mãe de criança de cinco anos, presa por mais de 100 dias por furto de água, em Minas Gerais.

Ela e o companheiro teriam rompido lacre do hidrômetro para utilizar água, pois na casa, como dito no processo, havia a criança que precisava ser atendida.

Deu prisão braba por furto qualificado.

Silvio Brito tem razão; tá tudo errado…

Termômetro

Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisa revela olímpico desinteresse dos eleitores em relação às próximas eleições à Presidência da República. 45,3% das pessoas entrevistas disseram que não sabem e ou não responderam sobre o tema, enquanto 23,8% manifestaram pouco interesse e 12,6% algum interesse.

Ou seja, juntando lé com cré, a maioria do sofrido povão brasileiro tem mais o que fazer na lua pela sobrevivência.

Globalização

Garantia de fertilizantes da Rússia traz segurança para as próximas safras no Brasil, diz Conab.

Ou seja, os russos vão garantir as boas safras brasileiras que serão vendidas aos chineses.

E todo mundo ganha…

Beto Capeleto

Leitor mais atento da coluna já leu alguma coisa dele.

O músico Beto Capeletto, filho de Querência do Norte, foi homenageado na sessão plenária de ontem, segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa por suas canções sobre o Paraná.

Beto tem mais de 100 músicas inspiradas nas belezas do Paraná, o valor da nossa gente, as lutas, história e pontos turísticos.

A entrega de uma Menção Honrosa foi uma proposta do deputado Tercílio Turini (CDN), que destacou o trabalho de Capeletto em valorizar, principalmente, as cidades do Paraná.

Eu só acho o seguinte; demorou!

Xx-x-x-x

Foto dia

conselho.ljpg

Em destaque a nova diretoria da Câmara da Mulher Empreendedora

Toma posse a nova diretoria da Câmara da Mulher Empreendedora de Umuarama

Atuante no apoio e capacitação das empresárias, a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Umuarama, nas dependências da Unidade Sesc Umuarama, realizou a posse da presidente Elisângela de Melo e sua diretoria sendo a vice-presidente Denise C. Freitas e as diretoras Jane Bitencout, Débora Furlan, Sirley de Souza, Deusi Costa, Márcia Brum, Regina Santana e Zélia Casoni, para o biênio 2021-2023.

A nova presidente disse que a Câmara da Mulher é o resultado da confiança e da força de cada uma de suas diretoras e também de suas associadas. Na ocasião, a presidente também apresentou as atividades realizadas pela CMEG, e as parcerias desenvolvidas com Sesc, Senac e Sindicato Empresarial.

Estiveram presentes o secretário Municipal do Procon, Deybson Bitencourt representando o prefeito Hermes Pimentel; Gerente do Sebrae, Jane Panaro Queiroz; Presidente da Aciu, Orlando Santos, Presidente do Sindilojistas, José Carlos Strassi, Gerente do Sesc, Thais Mariane dos Santos, Gerente do Senac, Thiago Teixeira; Presidente do Rotary Clube de Umuarama, Alesson Rodrigo do Nascimento, Presidente do Rotary Clube Despertar, Elis Regina Pereira de Souza e o Presidente do Rotary Clube Capital da Amizade, Marcos Roberto dos Santos Ramos.