UMUARAMA
Foram disponibilizadas 44 vagas PcD e realizados 22 atendimentos, sendo que 12 profissionais foram encaminhados para entrevista
A Agência do Trabalhador de Umuarama, vinculada à Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, tem um trabalho constante de buscar oportunidades de trabalho para quem precisa. E neste 21 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, foram realizadas ações especiais para esses trabalhadores.
Segundo o secretário da Indústria e Comércio, Junior Ceranto, a Agência disponibilizou, por meio do setor de captação, 44 vagas exclusivas para PcD (Pessoa com Deficiência). “Foram efetuados cerca de 22 atendimentos e realizados 12 encaminhamentos para as vagas que estavam abertas. Esperamos que todos esses profissionais consigam uma oportunidade de trabalhar, de realizar uma atividade que o faça se sentir bem”, comentou, esclarecendo que as vagas que não foram preenchidas continuam abertas e à espera dos candidatos.
Apenas empresas com mais de 100 funcionários precisam, por lei, contratar trabalhadores PCD, conforme explica o diretor da Agência do Trabalhador, Valdemir Frasson. “Empresas que tenham entre 100 e 200 funcionários devem destinar 2% das vagas para PcD. Quem tem entre 201 e 500 a taxa é de 3%, entre 501 e 1.000 é de 4% e acima disso deve ser de 5%. O problema é que não conseguimos profissionais PcD para preencher todas as vagas disponíveis”, observa.
Frasson conta ainda que a Agência do Trabalhador recebeu um comunicado da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (Setr) a respeito do 21 de Setembro, indicando que o município realizasse ações de conscientização tanto da população em geral sobre a importância de apoiar a causa da inclusão da PcD no mercado de trabalho, quanto da conscientização dos próprios cidadãos com deficiência sobre seus direitos garantidos por legislações específicas diversas”, comentou.
Ele detalha que as deficiências se enquadram em cinco categorias: física, visual, auditiva, mental e múltipla. “Pessoa com deficiência é aquela que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. A LBI fala sobre discriminação, atendimento prioritário, direito à reabilitação e acessibilidade, entre outros pontos”, detalha.
A Lei estabelece também que pessoas com deficiência têm, no campo da saúde, a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, que garante a promoção da qualidade de vida, assistência integral à saúde, prevenção de deficiências, ampliação e fortalecimento de apoio a esses cidadãos. “Estamos sempre à disposição de quem procura uma vaga no mercado de trabalho. Basta procurar a Agência de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h”, finaliza.