Umuarama

EM UMUARAMA

Dia Mundial da Saúde tem atividades voltadas ao bem-estar da população na UBS Cidade Alta

06/04/2023 10H30

Jornal Ilustrado - Dia Mundial da Saúde tem atividades voltadas ao bem-estar da população na UBS Cidade Alta

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado anualmente no dia 7 de abril, a Academia da Saúde da UBS Cidade Alta realizou na tarde desta quarta-feira, 5, evento com uma série de serviços voltados ao bem-estar e à qualidade de vida da população. “O intuito aproveitar a data para manter o foco na saúde. As ações são importantes para que a população aprenda a cuidar-se melhor e informar-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde”, disse a chefe da Divisão de Atenção Primária, Jaqueline de Bortoli Shirabayashi.

Para o evento, a unidade de saúde firmou parcerias com o Sesc, o Senac, a UFPR e a Universidade Paranaense (Unipar) – cursos de Estética e Farmácia; as vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, o Ambulatório de Infectologia e a enfermeira Bruna Rabelo.

Jornal Ilustrado - Dia Mundial da Saúde tem atividades voltadas ao bem-estar da população na UBS Cidade Alta

Foram ofertados aos participantes, serviços como aferição de pressão arterial, teste de colesterol, massagem relaxante, orientação sobre saúde reprodutiva, infecções sexualmente transmissíveis (IST), serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), orientação sobre sal de ervas, dança circular, alimentação saudável e medidas antropométricas.

De acordo com a coordenadora da Academia da Saúde, Cláudia Venciguerra, foram apresentadas ainda terapias ocupacionais para saúde mental, orientações sobre saúde bucal, dengue e animais peçonhentos, automassagem, técnicas de yoga respiratórias para acalmar e cuidados com a saúde mental.

O dia da saúde foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ampliar as discussões e garantir conscientização sobre questões sérias relacionadas ao setor, além de estimular a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população. As ações foram organizadas pela enfermeira responsável pela UBS Cidade Alta, Juliana Gaiolla Cordeiro Tomitão, ao lado de Cláudia Venciguerra.