FERIADO
Feriado municipal em homenagem ao padroeiro de Umuarama, São Francisco de Assis, este dia 4 de outubro terá comércio fechado e não haverá expediente de trabalho na Prefeitura nem nos órgãos da administração direta e indireta do município.
Funcionarão serviços essenciais, como o Pronto Atendimento 24h, a Guarda Municipal, a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários, agentes da autoridade de trânsito, coleta e varrição de ruas e outros serviços em regime de plantão.
Instituído pelo prefeito Marciano Baraniuk em junho de 1967, reformando uma resolução do prefeito Hênio Romagnolli estabelecida em 1962, pouco depois da emancipação de Umuarama, o feriado reverencia o santo que deu nome à primeira paróquia católica da Capital da Amizade, a Igreja São Francisco de Assis, construída e instalada nos primórdios da história local.
Conforme a lei municipal 2.046/1997, que dispõe sobre datas municipais, os feriados religiosos existem em respeito à tradição e ao sentimento religioso do povo umuaramense e devem ser comemorados no próprio dia em que constam do calendário oficial.
Nesta quarta-feira, 4, a Matriz São Francisco de Assis – que é frequentada há muitos pelo prefeito Celso Pozzobom e pela primeira dama Maria Dulce Barreiros Pozzobom – terá a missa do padroeiro às 9h30 e a tradicional benção dos animais nas escadarias da igreja, a partir das 17h.