reforma de acostamentos
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) divulgou a vencedora da licitação de recuperação dos acostamentos da PR-489, que liga os municípios de Umuarama e Xambrê, no Noroeste. A obra terá uma extensão de 17,32 quilômetros e conta com investimento de quase R$ 4 milhões do Governo do Estado.
Ao longo dos anos, o acostamento vem se deteriorando e necessita de recuperação, o que vai garantir o aumento da segurança dos usuários em um trecho de movimento intenso. Segundo estudo do DER/PR, mais de 1.700 veículos por dia trafegam pelo trecho.
A empresa Unite Construtora de Obras Eireli (EPP) apresentou a proposta mais vantajosa para administração pública no valor de R$ 3.959.086,98, além de ter toda documentação aprovada pela comissão de julgamento da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR, conforme exigido no edital. O prazo para execução dos serviços será de nove meses, a contar após emissão da ordem de serviço.
Com a publicação do resultado, está aberto período para interposição de recursos por cinco dias úteis, seguido por igual prazo para apresentação de contrarrazões aos recursos, caso algum seja apresentado.
A recuperação do acostamento terá serviços como demolição manual nos locais com pequenos defeitos, seguida de reparos profundos e com execução de serviços de fresagem, sarjetas e saídas de concreto, além de aplicação da camada asfáltica CBUQ (Faixa D), pintura de ligação, enleivamento e capina manual.