Wilian Marques

21/10/2018

Defina suas metas e obtenha resultados

21/10/2018 07H37

 

Estamos passando por momentos complicados em nosso país. Distorção de valores, imposição de opiniões, descrédito da importância da família, crise econômica, altas taxas de desemprego. Mas, por pior que seja a situação eu sempre tive uma convicção: acredito que são suas decisões, e não as circunstâncias, que definem seu destino.
Como algumas pessoas estão ganhando mais? Como outras estão sendo promovidas ao invés de despedidas? Como algumas empresas estão prosperando em meio a crise? O que essas pessoas estão fazendo para obter resultados positivos em meio a situações tão desfavoráveis? A resposta a todas essas perguntas podem ser resumidas em uma palavra: METAS. Essas pessoas têm metas bem definidas, tem objetivos claros e determinados, tem um PORQUÊ tão forte que ultrapassam qualquer obstáculo que se impõe entre elas e suas metas.
Você tem metas bem definidas e claras? Essas metas são Mensuráveis, Exequíveis, Temporais, Alcançáveis e Significativas? Suas metas estão armazenadas em sua mente ou você as colocou em um papel? Lembre-se: se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Quando não temos um lugar para chegar ficamos a deriva, nos deixamos levar pela correnteza.
Quer uma prova da importância de se estabelecer metas e colocá-las no papel? Veja que interessante. Em 1953, pesquisadores da universidade americana de Yale fizeram uma pesquisa com todos os formandos desse ano e perguntaram quem deles possuía metas definidas e escritas sobre o seu futuro. A maioria, 97% para ser exato, não possuía. Após 20 anos os pesquisadores entrevistaram esses alunos e constataram que os 3% que tinham metas definidas e escritas não apenas estavam mais alegres, apaixonados e de bem com a vida do que o resto como também esses 3% possuíam mais dinheiro do que os 97% somados juntos.
Um estudo de 2007 feito por Richard Wisemen envolvendo mais de 3.000 pessoas para a universidade de Bristol no Reino Unido mostra que por definir claramente as metas e se comprometer com alguma pessoa aumentam as chances do alcance da meta em 22% e 10% respectivamente.
Muitas pessoas alcançaram resultados extraordinários por terem metas claras e definidas. Thomas Edison, famoso inventor da lâmpada elétrica, fez mais de 1200 testes para concluir seu invento. Elvis Presley foi orientado por uma gravadora a voltar a dirigir caminhão, pois não teria futuro como cantor. Antes do Mickey Mouse, Walt Disney foi demitido do jornal Kansas City Star. O motivo? Falta de criatividade e boas ideias. Isaac Newton quase não conseguiu terminar a escola. Sua mãe queria que ele trabalhasse na fazenda da família, por isso o tirou quando ainda estava no começo dos seus anos escolares. Jay Z é um dos rappers mais reconhecidos e a Forbes estima que tenha US$ 610 milhões, mas no começo de sua carreira Jay Z e seus amigos vendiam seu CD no porta-malas do carro. Em fim, são muitos exemplos de famosos e desconhecidos que alcançaram o sucesso mesmo com tantos obstáculos. Como? Metas bem definidas e claras, obstinação, fome pelo resultado.
Coloque no papel suas metas, escreva, leia, leia novamente, imagine-se alcançando essa meta e fique faminto por ela. Quando fizer isso perceberá que as estratégias para alcançá-las começarão a aparecer em sua mente. Você enxergará os obstáculos e as formas de superá-los. Diariamente leia sua meta, leia quantas vezes for preciso, sinta quantas vezes for necessário a emoção de se ver alcançando seu objetivo. Ao fazer isso você passará a acreditar que é possível, seu corpo vai desejar sentir a emoção da conquista mais e mais, sua fome vai aumentar e posso afirmar, com toda certeza, que os resultados virão. Deseje um resultado, decida alcançá-lo, comprometa-se com sua meta, escreva em um papel, visualize, sinta as emoções e faça acontecer.

Wilian Marques,
Life Coach, Programador Neurolinguístico, Palestrante, hipnólogo e
Oficial do Corpo de Bombeiros