Umuarama

COMBATE À COVID-19

Decreto para fechamento de bares e possível toque de recolher será emitido nesta quinta-feira

25/06/2020 13H30

Na reunião da Associação dos Municípios da Região do Entre Rios (AMERIOS), realizada na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito Celso Pozzobom disse que o novo decreto visando reduzir o crescimento da transmissão da Covid-19 em Umuarama, será emitido na tarde de hoje.

As novas regras começam a vigorar nesta sexta-feira (26), com a publicação do documento no diário oficial.

O texto do documento deve trazer o fechamento dos bares na cidade, como também, academias e espaços públicos (bosques, praças e lagos). É possível ainda que o decreto traga o toque de recolher, embasado no decreto 4.886/20 assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no último dia 19.

O decreto estadual orienta os municípios de todo o Estado a considerar a restrição da comercialização e do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos depois das 22 horas e até as 6 horas do dia seguinte.

O documento do governo estadual ainda indica que a Secretaria de Estado da Segurança Pública deverá intensificar operações de fiscalização e orientação, a fim de coibir aglomerações, principalmente aquelas com consumo de bebidas alcoólicas. Poderão ser feitas operações em parceria com as Guardas Municipais e as Vigilâncias Sanitárias durante esse período.

COVID-19 CRESCE 75%

Os boletins diários de acompanhamento da pandemia de Covid-19 em Umuarama revelam que o número de casos positivos aumentou 75% em uma semana, passando de 53 na quarta-feira (17/06) para 92 no informe mais recente. No mesmo período, o número de mortes subiu de um para três.

“Esse crescimento é um alerta à população de que a situação está preocupante. Devemos reforçar os cuidados preventivos para não colocar em risco a saúde dos nossos familiares, amigos e colegas de trabalho. O momento é de se cuidar, usar máscara, manter o distanciamento social e a higienização das mãos e objetos pessoais”, orientou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.