Umuarama

EMPREENDEDORISMO

Curso qualifica alunos para gestão de pequenos negócios em comércio e serviços

11/08/2023 16H09

Jornal Ilustrado - Curso qualifica alunos para gestão de pequenos negócios em comércio e serviços

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio firmou mais uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e abriu inscrições para um novo curso, que qualificará alunos para a gestão de pequenos negócios em comércio e serviços. Com 40 horas de duração e início previsto para 2 de setembro, as aulas serão sempre aos sábados, das 14h às 17h.

Esse horário possibilitará a participação de alunos que estejam empregados ou ocupados durante a semana, lembra o secretário da Indústria e Comércio do município, Junior Ceranto. As aulas serão ministradas do próximo dia 2 até 25 de novembro deste ano. Os requisitos para os interessas são, apenas, idade acima de 16 anos e ensino fundamental completo. As matrículas podem ser feitas no site do Senac ou clicando aqui.

Serão disponibilizadas 35 vagas e as aulas acontecerão na sede do Senac/Umuarama, na avenida Duque de Caxias 5238, entre o Sesc e o Tiro de Guerra 05.012. Apesar da curta duração, os conteúdos são bem amplos e incluem conhecimentos sobre produtos e serviços, modelos de negócios (físico e online), análise e gestão, ciclo de gestão, objetivos e metas, comunicação e vendas, liderança, planos de comunicação e marketing, financeiro, operacional e ferramentas de gestão, comunicação e comércio eletrônico.

O aluno desenvolverá habilidades para reconhecer cenários de mercado e modelos de negócio, pesquisar dados de mercado, analisar dados do próprio negócio, negociar e argumentar, comunicar-se de forma clara e assertiva, se organizar no uso de ferramentas de gestão, gerenciar pessoas no cotidiano do negócio, mediar conflitos no ambiente de trabalho e tomar decisões assertivas com base em fatos e dados. “O curso é destinado ao profissional que quer aumentar as suas chances de sucesso no seu pequeno negócio. Ele vai desenvolver atitudes e valores como zelo na apresentação pessoal e postura profissional, flexibilidade no relacionamento com equipes de trabalho e clientes, agilidade e autocontrole nas tomadas de decisão, organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe”, completou o secretário.

De acordo com Junior Ceranto, a parceria visa desenvolver o potencial dos empreendedores, que optar por deixar o mercado de trabalho como empregado e se lançar no empreendedorismo como empreendedor individual, micro ou pequeno empresário, um dos setores que mais cresce no país e também que mais emprega.