UMUARAMA
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza neste domingo, 1º/10, eleições para a escolha dos novos integrantes do Conselho Tutelar de Umuarama. A votação será das 8h às 17h, em urnas eletrônicas instaladas no Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho (Ceppat), localizado na rua Ministro Oliveira Salazar, 4455 – centro.
Serão eleitos cinco titulares e os demais candidatos ficarão como suplentes, conforme a ordem de votação. Os candidatos estão em plena campanha na reta final e podem realizar propaganda para a divulgação de suas candidaturas até as 22h deste sábado, 30 – conforme estabelece a resolução 14/2023 do CMDCA.
Até este horário estão permitidos a distribuição de material gráfico, caminhadas, carreatas, passeata ou divulgação por meio de carro de som pelas ruas da cidade, jingles ou mensagens de candidatos. O mandato da atual gestão do Conselho Tutelar termina em 9 de janeiro. A eleição ocorre de forma simultânea em todo o país e a posse está prevista para 10 de janeiro, para um mandato de quatro anos.
A escolha dos membros efetivos e suplentes se dará por voto direto e secreto em urnas eletrônicas fornecidas pela Justiça Eleitoral. O voto é facultativo, porém é importante que a população participe para dar representatividade aos conselheiros eleitos.
“Podem votar cidadãos maiores de 16 anos inscritos no município e em dia com as obrigações eleitorais. Para votar eles deverão apresentar título de eleitor, identidade ou outro documento com foto”, orienta o presidente do CMDCA, Ivo Galdino da Silva.
Os candidatos são cidadãos em dia com as obrigações eleitorais e militares (homens), com Ensino Médio completo, conhecimentos em informática e habilitados (categoria B no mínimo) que não exerçam mandato eletivo nem tenham sido penalizados com a destituição na função de conselheiro.