Umuarama

UMUARAMA

Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente elege membros para nova gestão

16/10/2023 17H16

Jornal Ilustrado - Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente elege membros para nova gestão

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou, na última semana, assembleia geral para eleição dos membros da sociedade civil que irão compor a nova gestão. Participaram representantes de entidades que trabalham com crianças e adolescentes, de usuários de serviços da política de assistência social do município, de movimentos, de entidades comunitárias e religiosas, bem como das categorias profissionais relacionadas ao público do CMDCA.

A assembleia foi instalada pelo atual presidente do conselho, Ivo Galdino da Silva, e conduzida pela mesa eleitoral. “Após o registro da presença de candidatos e eleitores, os representantes foram divididos em grupos conforme a categoria específica, cada um com um coordenador, e a eleição transcorreu de forma democrática, tranquila, reforçando a representatividade de cada setor no CMDCA”, afirmou o presidente.

Os presentes escolheram dez representantes titulares e outros 10 suplentes, que se juntarão aos conselheiros indicados pelo poder público para compor a próxima gestão do conselho, por aclamação ou voto direto.

Foram eleitos representantes das seguintes entidades: Zélia Serralbo da AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas), Maria Rosa Santos da ARA (Associação de Recuperação dos Alcoólatras), Karina Fedrigo da Associação Vida e Solidariedade, Fernanda Souza do Búfalos Rugby (Fundação Cândido Garcia) e Bruna de Lima, do Centro de Integração Empresa Escola do Paraná (CIEE/PR).

Danielly Ferreira Artiaga e Anne Beatriz de Souza Silva foram eleitas para representar os adolescentes usuários das políticas de assistência social; Ailton Rebelatto será o representante dos movimentos e entidades comunitárias, representando a Camur (Coordenadoria de Associações de Moradores de Umuarama e Região); Lucineyde Pezzini, do Conselho de Pastores, vai representar as entidades religiosas; e Jéssica Vieira, do Conselho Regional de Serviço Social (CRSS/PR), representará as categorias profissionais afetas à área da criança e do adolescente.

Os eleitos terão mandato no biênio 2023 a 2025, com posse prevista para o próximo dia 20. O conselho municipal é um órgão responsável pela discussão, fiscalização e acompanhamento das políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem-estar social da criança e do adolescente no âmbito do município. Trata-se de uma influência significativa da sociedade sobre as ações do poder público, auxiliando inclusive no controle de recursos do fundo específico.