JUBILEU DE OURO
Em 1954, Cruzeiro do Oeste se tornou a primeira cidade com uma paróquia criada na região onde hoje está a Diocese de Umuarama.
Posteriormente, de acordo com o avanço da colonização e fundação de outras cidades, novas paróquias foram sendo instaladas em diversos pontos da região. Basicamente todo o trabalho de evangelização inicial foi feito pelas congregações religiosas masculinas e femininas, como Freis Capuchinhos, os Padres Claretianos, Dehonianos de São Thiago, Palotinos da Boa Nova, Carmelitas e as Irmãs Vicentinas, Irmãs do Imaculado Coração de Jesus, da Divina Providência, de São José de Chamberry entre outras.
Com a expansão e desenvolvimento da região que já contava com 23 paróquias, em 26 de maio de 1973, o Papa Paulo VI promulgou o decreto de criação da Diocese de Umuarama, escolhendo como seu primeiro pastor o Padre Palotino José Maria Maimone, que no dia 29 de junho foi consagrado bispo, em Roma, na Basílica de São Pedro, com imposição das mãos do Papa Paulo VI, hoje santo São Paulo VI.
A Diocese do Divino Espírito Santo foi instalada em Umuarama em 16 de setembro de 1973, por Dom Geraldo Fernandes, então Arcebispo do Norte do Paraná. Foi desmembrada da Diocese de Campo Mourão.
O primeiro bispo foi Dom José Maria Maimone, que assumiu em 16/09/1973 e trabalhou principalmente a Pastoral Vocacional em três pilares: a criação e fortalecimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), com a formação de agentes de pastoral; a formação de religiosos e a instituição do dízimo, o que permite que até hoje não sejam cobradas taxas por serviços religiosos, como casamentos.
Quando da criação da Diocese, a Catedral funcionou por certo tempo junto a matriz, Paróquia São Francisco de Assis. Até a conclusão da Catedral Divino Espírito Santo as celebrações ocorreram por muito tempo em um barracão existente onde hoje funciona o salão paroquial.
Monsenhor José Dantas de Sousa, foi o primeiro padre diocesano ordenado para o clero de Umuarama, em 1º de fevereiro de 1.975. Já o Monsenhor Claudir Martineli, foi o primeiro padre formado e ordenado pela Diocese de Umuarama, sete anos após sua fundação.
Em 1976 é inaugurado o Centro Diocesano de Formação e o Seminário Menor “Rainha dos Apóstolos”.
No início da década de 80 foi fundada a congregação das Irmãs de Cristo Pastor.
A Diocese de Umuarama também foi a primeira no Brasil a ter a comunidade Caminho Neocatecumenal junto a Catedral.
Em 1999, Dom José recebeu a ajuda de Dom Frederico Heimler, in memória, como Bispo Coadjutor por três anos. Em 08 de maio de 2002 Dom José se tornou Bispo Emérito, e Dom Frederico foi nomeado bispo diocesano de Cruz Alta no Rio Grande do Sul.
No dia 12 de dezembro de 2002, Dom Vicente Costa, foi nomeado como novo Bispo da Diocese de Umuarama por 7 anos, período em que criou mais 2 paróquias, quando foi transferido para a Diocese de JundiaíSP. Em 12 de fevereiro de 2011 assume a Diocese Dom João Mamede e neste 17 de setembro de 2023 se comemora o Jubileu de Ouro da Diocese.