Umuarama

EM UMUARAMA

Comemorações do Dia da Independência serão realizadas na Praça Miguel Rossafa

09/08/2023 09H33

Jornal Ilustrado - Comemorações do Dia da Independência serão realizadas na Praça Miguel Rossafa

As comemorações pelos 201 anos da Independência do Brasil, no próximo dia 7 de setembro, vão se concentrar em um ato cívico com hasteamento dos pavilhões na Praça Miguel Rossafa, em Umuarama. A data comemorativa, uma das mais importantes do país por abrigar um dos principais acontecimentos históricos da nação, não terá desfile cívico-militar neste ano.

A posição foi comunicada nesta terça-feira, 8, pelo secretário municipal de Comunicação, Vânio Pressinatte, atendendo orientação do prefeito Celso Pozzobom. O curto espaço de tempo para organização de um desfile dessa magnitude, reduzido pelo período de transição administrativa transcorrido após a volta do prefeito ao cargo, e as restrições orçamentárias do município no atual momento foram determinantes para a decisão.

O secretário municipal da Fazenda, Marcos Navarro, que tem atualizado o prefeito constantemente sobre as contas municipais, explicou que no momento não há disponibilidade de recursos para despesas extras. “A realização de um desfile envolve uma grande estrutura, considerando o grande número de estabelecimentos de ensino do município, e por ordem do prefeito estamos com as atenções concentradas em economizar o que for possível para reequilibrar o caixa da Prefeitura”, afirmou.

Navarro disse que o prefeito compartilha a preocupação com a situação financeira da Prefeitura e concordou com o cancelamento do desfile. “Vamos aguardar o próximo ano, quando seguramente teremos uma condição mais confortável, para discutir com o pessoal da educação o que poderemos fazer no aniversário da cidade e no Dia da Independência”, completou o prefeito.

“No dia 7 vamos nos reunir na Praça Miguel Rossafa e realizar o ato cívico, com hasteamento, execução do Hino Nacional e mensagens cívicas, pois uma data tão importante como esta também não pode passar em branco”, finalizou Pozzobom.