Umuarama
O Hemonúcleo de Umuarama reforça a urgência para a doação de sangue, em especial dos tipos O- e A-. O pedido é feito devido ao feriado de Carnaval. Neste período algumas famílias viajam e o número de doadores, como também, aumenta os incidentes nas rodovias.
Em Umuarama o Hemonúcleo não realiza coleta de sangue apenas na terça-feira (21) de carnaval e é necessário ter entre 16 e 69 anos completos para doar – os menores de idade com autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação).
No dia da coleta o doador ainda deve apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
Os homens podem doar sangue a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano.
Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). Após essa etapa a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, é importante ressaltar a validade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.