Aragão Filho

Coluna Aragão

18/01/2020 07H01

Deputada visita o Ilustrado

A deputada federal mais jovem do Brasil, Luísa Canziani (PTB), esteve ontem em visita ao jornal Umuarama Ilustrado, após se reunir com lideranças do partido em Umuarama, Xambrê e outras cidades da região Noroeste. Defensoras das políticas públicas destinadas aos jovens, a parlamentar garantiu apoio às demandas da região e disse que está percorrendo o estado para reforçar a base do partido visando também as eleições municipais deste ano. Em Umuarama, ela foi recepcionada pelo presidente do partido na cidade, Gilberto Francisco Cunha. Eles informaram que o partido já tem chapa completa de pré-candidatos a vereador. Luísa aproveitou para agradecer os votos que teve na região e também os votos do seu pai Alex Canziani que foi candidato ao Senado em 2018, fez 1,3 milhão de votos e ficou em quarto lugar.

Ele disse:

Pode escrever aí: vai passar no primeiro semestre. Já tem consenso de que o tema precisa passar e irá. O comprometimento é absoluto”.

De Rodrigo Maia, presidente da Câmara, sobre a votação da reforma tributária.

Brincadeirinha

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales disse que a sua absurda proposta de criar “milícias populares armadas” era para defender a paz em seu país.

Ele falou que sua “convicção mais profunda sempre foi a defesa da vida e da paz”.

Dois lados do barranco

O senador paraguaio Sixto Pereira Galeano encaminhou ofício ao Ministério de Relações Exteriores questionando a implantação do Centro Integrado de Operações na Fronteira.

O Centro de Operações, na visão do senador, só beneficia o lado brasileiro.

Parece coisa de quem não tem assunto, e é…

Manga

Sem dinheiro e doente, ex-goleiro Manga recebe ajuda de torcedores do Nacional do Uruguai, onde é ídolo.

Manga residia no Equador, mas foi levado ao Uruguai, onde ele manifestou o desejo de ser enterrado quando morrer.

Manga foi um dos maiores goleiros da história do futebol mundial, sendo titular da seleção na Copa de 1966.

Ele disse:

Não sejamos hipócritas! Quem, seja homem ou mulher, não gosta de ser assediado (a)? Massageia o ego. Após as mulheres já terem conquistado todos os direitos necessários, inclusive tendo até, muitas vezes, mais direitos que os homens, hoje as pautas feministas visam em seus atos mais extremistas tirar direitos. Como, por exemplo, essa em questão, o direito da mulher poder ser ‘assediada’ (ser paquerada, procurada, elogiada…) Parece até inveja de mulheres frustradas por não serem assediadas nem em frente a uma construção civil”.

De Jessé Lopes, deputado estadual, (PSL-SC), arrumando briga com o movimento feminista.

Coisas estranhas

Coisas estranhas acontecem, e não parecem coincidência; a água do Rio de Janeiro pode ter sido sabotada, a cerveja de Minas Gerais pode ter sido sabotada, a polícia de Goiás investiga quem poderia ter sabotado o café em uma UPA em Aparecida de Goiânia.

No creo en brujas, pero que las hay, las hay…

E estão soltas…

Pau no Coelho

Paulo Coelho disse que sabe que perderá leitores, mas ‘criticar Bolsonaro é compromisso histórico’.

Não vai perder leitores e nem vai abalar a teoria dos setênios.

Relaxa, vai!

Pioneirismo

O empresário, ex-prefeito e ex-deputado Fernando Scanavacca é o convidado deste sábado do Programa Saga de Pioneiros – a narrativa da história contada pelos seus autores, pela rádio Inconfidência.

Vai falar sobre o pioneirismo da sua família em Umuarama, principalmente sobre o seu pai, Walter Scanavacca, cuja visão de futuro o levou a ser um dos primeiros criadores a entender a necessidade de buscar melhoramento genético para o nosso incipiente rebanho bovino.

No final do ano passado, seo Walter foi o foco deste registro onde aparecem o jornalista Ilídio Coelho Sobrinho, o empresário Wandi, irmão do ex-prefeito e ex-deputado estadual Fernando Scanavaca e o sobrinho Rodrigo.

Aí tem história.

Luto em Umuarama

A cidade de Umuarama registrou anteontem mais uma perda irreparável. O pioneiro da Medicina na cidade, médico Dr. Hyzo Gondeberto dos Santos faleceu na noite de quinta-feira e foi sepultado ontem à tarde no Cemitério Municipal. Ele foi um dos fundadores do Hospital Cemil e também da Associação Médica de Umuarama.