Aragão Filho

Coluna Aragão

17/01/2020 07H15

O Fraude

Desde 2017, a Controladoria-Geral da União estima que 66% dos desembolsos do seguro-defeso são irregulares.

O benefício custou, em 2018, 2,89 bilhões de reais.

Somadas as fraudes no Bolsa Família, na distribuição de lotes para sem-terra, fraudes na Previdência, o Brasil vai se mostrando um país de fraudadores, da elite à arraia-miúda.

Lucro

Ferroeste tem lucro pela primeira vez em 23 anos.

Não há muitos aplausos pelo feito e nem cobranças sobre porque deu prejuízo durante tanto tempo.

Ele disse:

Um erro grave foi o de cair na corrupção. Quando eu digo ‘nós’, eu não digo todos. Eu não caí. Mas faço questão de colocar no mesmo bloco. Nós, como bloco, toleramos a corrupção, o aparelhamento do Estado, convivemos com as mordomias. Não acabamos com as mordomias, elas aumentaram. Temos que reconhecer que erramos e discutir quais os erros.”

De Cristovam Buarque, da esquerda que reconhece os próprios erros.

Alertou

A pesquisa de preços de materiais escolares feita pelo Procon de Umuarama nos principais estabelecimentos livreiros com diferenças de preços de mais de 1.000% alertou os pais para a necessidade de adotar práticas que ajudem a baratear a lista das escolas.

A compra em conjunto, a divulgação dos menores preços em grupos nas redes sociais, o reaproveitamento de material do ano anterior, vale tudo para economizar.

Belo trabalho da equipe do Procon de Umuarama.

Escola militar

A rede estadual de educação do Paraná terá quatro escolas cívico-militares a partir de 2020.

Nenhuma delas na região Noroeste do Paraná.

Devagar

O site para o encaminhamento dos pedidos da devolução do seguro DPVAT apresenta lentidão e instabilidade.

Assim como o DPVAT, o site da Seguradora Líder também está fora do ar.

Traduzindo; para receber é uma velocidade impressionante, mas para devolver…

É muito lixo

A população de Umuarama produz mais de 70 toneladas de lixo orgânico por dia.

O lixo reciclável chega a 8 toneladas por dia.

Os números são referentes apenas a coleta diária.

O lixo que não vai para o lixo é outra conta.

Erros

É muito feio mesmo um ministro da Educação escrever errado, como, por exemplo, ‘rascismo’, confundir ‘cassar’ com ‘caçar’.

Quem escreveu isso foi Fernando Haddad.

Justo ele que anda pegando no pé de Abraham Weintraub por ter escrito ‘imprecionante’, invés de impressionante.

Expressionante!

-x-x-x-x

Aulas de Inglês grátis no Sesc

A Unidade do Sesc Umuarama está oferecendo vagas gratuitas para o curso de Inglês. Aluno bolsista, não paga material. As inscrições para bolsas no curso de Inglês, já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 25. As aulas ocorrerão nas segundas e quartas-feiras das 17h30 às 19h30 na unidade do SESC UMUARAMA. Para outras informações, procurar o SAC da unidade pelo telefone (44) 3623-8050. A informação é da técnica em atividades do Sesc, Bruna Danielli Zanolo.

Noel do Pão declara Luto Oficial pela

morte da ex-vereadora Ana Gonfio

O presidente Noel do Pão declarou luto oficial de 03 dias no âmbito da Câmara Municipal de Umuarama por conta do falecimento da Sra. Ana Maria Gonfio, ocorrido na noite da última quarta-feira, após luta contra o câncer. No Ato da Presidência 01/2020, o presidente também determina que as bandeiras sejam hasteadas a meio mastro, como medida de respeito à memória de Ana Gonfio.

Além de ser figura de grande reconhecimento pela comunidade, Ana Gonfio ocupou uma das cadeiras do Poder Legislativo Municipal, uma vez que foi vereadora no pleito 2001/2004. “. período em que exerceu suas atividades parlamentares nesta Casa com dedicação em favor do interesse público e da comunidade”.

Ainda acerca da declaração de Luto Oficial, Noel do Pão determinou a expedição de nota de pesar à família enlutada, em nome dos vereadores, mesa diretora e servidores, consignando o pesar pelo óbito da Sra. Ana Maria Gonfio, a qual foi sepultada na manhã desta quinta-feira.

‘Marighella’, de Wagner Moura, tem data de estreia divulgada

O filme Marighella, de Wagner Moura, ganhou data de estreia nos cinemas brasileiros. O longa estrelado por Seu Jorge entra em cartaz no dia 14 de maio. Com passagem em diversos festivais (Berlim, Hong Kong, Bari, Sydney, Havana, Cairo, Índia e Santiago), o longa narra a história dos últimos anos de Carlos Marighella, guerrilheiro que participou de movimentos de resistência contra a ditadura brasileira, na década de 1960. Além de Seu Jorge, o elenco conta com Adriana Esteves, Ana Paula Bouzas, Bruno Gagliasso, Bella Camero, Herson Capri, Humberto Carrão, Jorge Paz e Luiz Carlos Vasconcelos. (AE)

Luiz Vieira, autor de ‘Paz do Meu Amor’, morre aos 91 anos

Morreu na manhã desta quinta-feira 16, o cantor, compositor e radialista pernambucano Luiz Vieira, vítima de uma complicação respiratória. Euridice Pereira, sua mulher, foi quem confirmou a notícia. O grande sucesso de Vieira foi a canção Paz do Meu Amor, regravada muitas vezes por grandes nomes da música brasileira. Artistas como Caetano Veloso, Rita Lee, Nara Leão e Luiz Gonzaga cantaram suas composições. Menino de Braçanã foi seu primeiro hit, gravada em 1953.

Vieira ganhou um tributo em vida em 2019, quando nomes de respeito gravaram suas músicas no disco Luiz Vieira 90 anos, gravado ao vivo durante um show em 2018, com as participações de Zeca Baleiro, Maria Alcina, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Claudette Soares, Daniel e outros nomes da música brasileira.

Luiz Rattes Vieira Filho era de Caruaru, de 1928, e já havia sido chofer de caminhão, motorista de táxi, guia de cego, engraxate e lapidário mesmo depois de fazer sua primeira composição aos 8 anos de idade e de ter cantado em circos e parques de diversão.