Aragão Filho

Coluna Aragão

20/12/2019 06H37

No Ilustrado

Esteve visitando ontem à direção deste jornal o empresário e advogado Marcelo Tropa, competente administrador geral do Umuarama Country Club. Veio falar sobre o Réveillon deste ano do UCC no próximo dia 31 e 01/01/2020 com a banda Apoteose e outras atrações imperdíveis.

Meio caladão

A resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), determinando limites e proibições aos juízes nas redes sociais não atingirá os juízes que estão diariamente cuidando de montanhas de processos, pois estes mal têm tempo para comer.

Quero ver é a resolução valer para os ‘supremos’ do STF.

Já mandaram cópia para o Gilmar?

O que achou daquela parte da resolução que fala de limites para atuação política partidária, por meio de atuação dirigida em casos de projeção, observar a moderação e a conduta respeitosa, não utilizar pseudônimos nem a marca ou a logomarca da instituição?

Sei…

Escrito apenas ontem…

A televisão costuma exigir só 25% do coeficiente de inteligência dos telespectadores, cifra que na maioria dos casos representa 100% do que eles possuem.

– Ciro Pellicano.

Ele disse:

Vivemos na incoerência da vida! Exigimos o melhor médico para nossa doença. Queremos professores capacitados para os nossos filhos e, de preferência, desprovidos de cóleras socialistas. Escolhemos o melhor de acordo com as condições que podemos arcar. É assim sempre! Mas, de forma estúpida, não fazemos isto quando o assunto é eleger os nossos governantes.

Vivemos na cultura de votar no tio da padaria, no seu João da farmácia ou naquele rosto simpático e comovente. Eficiência? Conhecimento? Isto não importa! Afinal, talvez em algum momento, ou quando eu precisar, irei recorrer ao desletrado, nem que seja para agilizar um alvará.”

De Thiago Chiamulera, advogado especialista em direito administrativo e eleitoral, mestre em direito constitucional e professor de gestão pública.

Passou da hora

Lula admitiu que não será mais candidato a presidente da República.

Foi em discurso para artistas seguidores:

“Tá na hora de eu parar de ser candidato”.

Óbvio que a decisão de parar não é dele, é imperativo da ficha suja que ostenta.

19 de dezembro

Dezenove de dezembro…dezenove de dezembro…essa data não lembra alguma coisa relacionada ao Paraná?

Como a data passou em branco, acho que não representa mais muita coisa.

Opções

Raymond Aron disse bem:

– Na política, a opção jamais tem a ver com a luta entre o bem e o mal, mas entre o preferível e o detestável.

Ultimamente tem sido a escolha entre o ruim e o muito pior.

Animados

Pesquisa Datacenso, feita com exclusividade para a Associação Comercial do Paraná, revela que 78% dos comerciantes pesquisados estão esperançosos e animados com a economia para 2020.

E aqueles que estão desanimados é porque não conseguiram sequer fechar as contas em 2019.

É questão de gestão, visão de negócio, ousadia dosada.

Acabou a moleza

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou resolução que impõe a candidatos o dever de checar informações antes de divulgá-las por meio de propaganda eleitoral.

Pela nova regra, fica assegurado o direito de resposta ao ofendido por fake news, sem prejuízo de eventual responsabilidade penal.

Demorou!

Influentes

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou ontem, quinta-feira, 18, sua tradicional lista com os “cabeças” do Congresso Nacional.

Na dos 100 parlamentares mais influentes de Brasília em 2019, aparecem oito deputados federais do Paraná; Enio Verri (PT), Felipe Francischini (PSL), Filipe Barros (PSL), Gleisi Hoffmann (PT), Gustavo Fruet (PDT), Ricardo Barros (PP), Rubens Bueno (Cidadania) e Sérgio Souza (MDB).

Como se vê, ser o mais influente em Brasília não significa necessariamente estar trabalhando pelo povo…

Suástica

Em Minas Gerais, pecuarista foi fotografado usando uma braçadeira com a suástica, símbolo nazista.

Em Curitiba, um adolescente também foi flagrado em um shopping usando a suástica.

A estupidez, enfim, perdeu a modéstia…

Equipe da 12ª RS na luta contra a dengue

A equipe da 12ª Regional de Saúde de Umuarama participou ativamente do Dia D do Paraná de combate ao mosquito da dengue, nesta quarta-feira em Umuarama e cidades da região. O Dia D teve uma séria de ações articuladas pelo Estado com a participação e a mobilização de todas as secretarias e órgãos do governo. “Com a ajuda atuante dos municípios conseguimos nos manter longe de epidemia na 12ª Regional de Saúde, o Dia D foi essencial para isso. Nas 22 Regionais de saúde, os servidores distribuíram material e chamaram atenção dos paranaenses sobre os cuidados. Os prédios próprios também foram vistoriados”, destacou a diretora Viviane Herrera. E ela destaca que os trabalhos serão intensos mesmo nas férias para evitar o aumento nos casos de dengue.

Equipe da Regional de Saúde de Umuarama que atuou no Dia D

Confraternização em Mariluz

A quarta-feira passada foi de muita alegria para o Grupo de Terceira Idade de Mariluz com o Jantar de Confraternização, que é promovido, anualmente, pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Estiveram presentes autoridades municipais, como o prefeito Nilson Cardoso a primeira-dama, Susana, secretária de Assistência Social, Carina Quadros, vice-prefeito Laurindo Sabatini, presidente do Clube do Idoso, Manoel Mota e a equipe do CRAS e CREAS. Manoel Mota agradeceu o apoio da prefeitura, e de todos envolvidos. Para o prefeito Nilson Cardoso, feliz com a quantidade de participantes e emocionado em sua fala declarou a todos o grande carinho e apreço por todos os idosos e finalizou, agradecendo a parabenizando toda a equipe da Assistência Social, CRAS e CREAS, pelo grande trabalho realizado no ano de 2019, e desejou a todos um Feliz Natal e um Ano Novo de muita luz, saúde e alegria.

Prefeito Nilson Cardoso, vice Laurindo e outras lideranças no evento