Aragão Filho

05/11/2019

Coluna Aragão

05/11/2019 07H07

No encontro Governo 5.0 em Foz

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fábio Camargo (centro), esteve em Foz do Iguaçu na semana que passou para participar do evento Governo 5.0, promovido em parceria com o Governo do Estado. Na foto, o Fábio Camargo com o diretor do Ilustrado e da Ilustrada FM, Ilídio Coelho Sobrinho, e a prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco.

Justiça do Trabalho

O fim da Justiça do Trabalho está no horizonte das pretensões do presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), eleito com o voto do trabalhador paranaense pelo firme posicionamento contra a corrupção.

Se o trabalhador imaginasse que Francischini iria pautar matéria sobre o fim da Justiça do Trabalho, último bastião na defesa dos direitos de quem faz girar a máquina da produção, ele teria de buscar votos apenas entre quem não sabe o que é carteira assinada.

Não teria a votação que teve.

Ele disse:

Fé, foco e força são as palavras que me acompanham neste momento. A vida está me oferecendo uma enorme oportunidade de promover um reencontro comigo mesmo. De selecionar o que realmente importa e o que vale a pena. Uma chance de enfrentar meus mais íntimos temores e reafirmar minha verdadeira razão de viver.”

De Bruno Covas, prefeito de São Paulo, que enfrenta câncer raro e agressivo.

Metafísico

Responda rápido; no prende e solta da justiça brasileira o casal de ex-governadores do Rio de Janeiro Rosinha Matheus e Anthony Garotinho está preso ou está solto?

O futuro

O escritor israelense Yuval Noah Harari receberá cachê de R$ 164 mil por uma palestra de uma hora e meia que dará no Salão Negro da Câmara, neste dia 7 de novembro. A informação é da Veja.

Noah Harari é autor do livro “Sapiens: uma breve história da humanidade”.

O tema da palestra é “Pensando no futuro”.

Pelo tanto de livro que vende e pelo cachê, o professor Noah está com o futuro garantido.

Os deputados e servidores convidados para a palestra também tem seus futuros garantidos.

Já o futuro do cidadão brasileiro…

Dificultando a fake

O presidente executivo do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que a partir de 22 de novembro a empresa banirá o chamado impulsionamento de postagens de conteúdo político em sua plataforma.

Impulsionamento” é quando há pagamento para que determinada mensagem chegue a um número maior de pessoas.

Realidade

A história real, e repetida por décadas, é que a obra da Estrada Boiadeira já ajudou a eleger muito político daqui e alhures.

Quando a obra está andando, não falta político batendo no peito e dizendo ‘fui eu’.

Quando a obra é paralisada por falta de recursos, não aparece um dizendo ‘deixa comigo, vou resolver’.

E resolver não é fazer discurso, é resolver de fato.

Balanço positivo

O ministro da Educação Abraham Weintraub surpreende com Enem sem ideologia e sem problemas técnicos.

Aquelas lambanças sem fim parecem que ficaram no passado.

Que vire norma.

Papo rápido

– Os 10 Mandamentos são as leis mais claras e objetivas que a humanidade dispõe… – Fala baixo, se o Gilmar escuta isso ele revoga todos os mandamentos que punirem seus amigos e considerados…

Do Sossélla

Apostei uma corrida com o tempo e ele me disse aguarde um momento…

– Sérgio Rubens Sossélla.

Escrito apenas ontem…

No Brasil o fundo do poço é apenas uma etapa.

– Luis Fernando Veríssimo.

Haja porco

A China vai aumentar o volume de compras de proteína animal do Brasil e já começou liberando sete plantas de Santa Catarina para a exportação de miúdos suínos.

Vai liberar ainda novas plantas de abate de boi e de frangos.

Isso muito interessa à região noroeste do Paraná.

Sensacionalista

– STF decide se Lula vai atrapalhar união da esquerda de dentro ou de fora da cadeia…

Trilha sonora

A coluna de hoje foi escrita ao som de Luis Enríquez Bacalov, autor da trilha sonora do lindo filme Il Postino, que por aqui recebeu o título de O Carteiro e o Poeta. Ele fez trilha para inúmeros filmes, todas excelentes.

Mas, no caso do Il Postino recomendo ver o filme antes para que a música seja mais bem apreciada.

Na Expo Brasilândia

Entre as várias personalidades que o prefeito de Brasilândia do Sul, Marcio Marcolino, recepcionou na Expo Brasilândia, realizada no último fim de semana, estiveram o prefeito de Pérola e presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Darlan Scalco, o narrador de rodeios Cuiabano e o casal de empresários do ramo artístico Neto Feitosa e Sandra Raio de Sol.