Aragão Filho

1º/11/2019

Coluna Aragão

01/10/2019 21H05

Foto dia

suelen.jpg

ANIVERSÁRIO

A digital influencer Suelen Chrisbeiro comemorou aniversário nesta semana com direito a festinha surpresa dos amigos e familiares. Parabéns e sucesso.

ANECY É PREMIADA EM SÃO PAULO

A umuaramense Anecy Oncken, Miss Brasil Universo Sênior de 2018 acaba de receber mais uma homenagem. Ela foi premiada no Comunicação & Destaque, categoria escritora, modelo e Miss Sênior, durante evento realizado em São Paulo. Na foto, Anecy com o anfitrião do evento, Romildo dos Santos.

Campanha antecipada

Já tem gente fazendo campanha antecipada para a eleição de 2020.

O discurso quase que unânime é descer o ‘sarrafo’ no prefeito.

Se a Justiça Eleitoral não acabar barrando estes ‘espertinhos’ que começam errados ao burlar a lei, alguns partidos poderão fazê-lo.

Ocorre que há tanta coisa para acontecer que, entre elas, pode ser que o adversário de hoje seja o aliado de amanhã, e ai?

E quem garante que o aliado de hoje não será adversário depois?

Prudência, respeito à lei e caldo de galinha nunca fizeram mal.

Isso se o caldo não for industrializado…

Mulheres

Os partidos políticos se desdobram para preencher vagas preferenciais femininas incentivando e apoiando a presença e participação da mulher nas eleições do ano que vem.

Mas, elas continuam resistindo, apesar de formarem eleitorado maior que o masculino.

E tem ainda o problema que nem Freud explica que é o fato de mulher não ter muita disposição para votar em mulher…

Se não fosse assim, metade do parlamento seria ocupado por elas.

Escrito apenas ontem…

A sociedade que coloca a igualdade à frente da liberdade irá terminar sem igualdade e sem liberdade.

– Milton Friedman.

Metafísico

Quem será, e o que será que fez o porteiro do condomínio mentir em dois depoimentos dizendo que falou por interfone com o ‘seo Jair’?

Demissão na Copel

Copel lança programa de demissão voluntária; quase 500 funcionários podem aderir.

A empresa vai bem, o faturamento é excelente, mas as pessoas são cada vez mais substituíveis por avanços tecnológicos.

Entre Parentes

Eles balançaram a cidade durante muito tempo e estão voltando; dia 10 de novembro, no Vikings, ao lado do antigo Mercadorama, a cuíca vai roncar com a volta do Grupo Entre Parentes.

Depois de uma pausa de 27 anos, a rapaziada volta com o bom e velho pagode dos anos 90.

O som vai rolar a partir das às 17 h.

Ele disse:

O transporte é um direito assim como a saúde e a educação. E assim como a saúde e a educação, ele tem que ser bancado por impostos. Além disso, o transporte é aquele que faz com que as pessoas acessem os outros direitos, porque em um país tão desigual quanto o nosso, se as pessoas não tem condição de pagar a tarifa, elas não acessam hospital, não acessam escola pública, não acessam o centro da cidade para procurar emprego”.

De Cleo Manhas, assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos – Inesc.

Importunação sexual

O programa MP no Rádio, do Ministério Público do Paraná, explica o que é o crime de importunação sexual.

São situações infelizmente comuns para muitas pessoas, notadamente para as mulheres.

É o que ocorre, por exemplo, com mulheres que usam transporte coletivo e passam pelo constrangimento de serem assediadas de forma ostensiva por outro passageiro, não raro com contato físico.

O que muita gente não sabe é que, desde setembro do ano passado, com a edição da Lei Federal 13.718, esse tipo de conduta passou a ser considerado crime, passível inclusive de prisão.

O programa MP no Rádio é rico de informações sobre cidadania.

Presas na limpeza

Mulheres presas em Goioerê poderão trabalhar na limpeza pública, caso avance a proposta que passou pela Câmara.

Hoje a cadeia goioerense abriga apenas mulheres e o pedido é para que o prefeito Pedro Coelho estude o assunto junto com os órgãos competentes do Estado.

Elas ganhariam um dinheirinho, remissão de pena e deixariam a cidade mais limpa.

O Insulto Diário

O doutor compota

Sérgio Moro é que nem macarrão: duro no pacote, mole na panela.

Quando juiz da Lava Jato, era aquilo que Deltan Dallanhol trouxe em inglês dos EUA: my way or the highway, equivalente ao nosso ou dá ou desce.

Como ministro ele fala com algodão na língua, liso como pêssego em calda driblando garfo.

Investido pelo presidente Jair Bolsonaro de mandato ad judicia et extra para investigar o depoimento do caseiro de seu condomínio – caso da visita de um dos suspeitos da morte de Marielle Franco -, o ministro saiu-se com um débil e fraco “pode ser equívoco” do porteiro.

O filho 02 já chegou na frente e limpou o terreno.

Advogado tem que levantar pras dez, dizer que é mentira, como os que Moro peitava, impávido colosso na Lava Jato, como o de Dilma no impeachment, o doutor José Eduardo Cardozo, também ministro da justiça.

Se continuar nessa de doutor compota logo Carluxo Bruxo o enquadra no modo Bebianno.

– Rogério Distéfano.

Invocar novo AI-5 é atentar contra a Constituição, diz Rubens Bueno sobre declaração de Eduardo Bolsonaro

O presidente estadual do Cidadania23, deputado federal Rubens Bueno (PR), classificou nesta quinta de “um atentado contra a Constituição” a afirmação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que em entrevista cogitou a edição de um novo AI-5 para conter a radicalização da esquerda e manifestações contra o governo no país.

Trata-se de uma estupidez política, uma ameaça de golpe que precisa ser rechaçada por todos os democratas. Invocar o AI-5 é atentar contra a nossa Constituição que rejeita qualquer instrumento de exceção. Somos um Estado Democrático de Direito e um parlamentar não pode nem mesmo aventar uma possibilidade desse tipo. Creio que cabe até uma reprimenda pública por parte da Câmara ao deputado Eduardo Bolsonaro”, afirmou Rubens Bueno.

Para o parlamentar, a declaração mostra que Eduardo Bolsonaro tem dificuldade para encarar o debate democrático e, vez por outra, ameaça recorrer a instrumentos autoritários. Somente nesta semana Eduardo Bolsonaro flertou com a volta da ditadura duas vezes ao defender um novo AI-5 e o ataque duro da polícia contra manifestantes. Os que pensam que vão passar por cima da Constituição, do Parlamento, do Judiciário e das forças democráticas deste país estão muito enganados”, reforçou o deputado.