Aragão Filho

25/10/2019

Coluna Aragão

25/10/2019 20H24

Foto no dia

Em busca de recursos

A prefeita de Iguatemi (MS), Patrícia Nelli, acompanhada dos irmãos Marcelo e Cristiano Nelli, esteve em Brasília nesta semana em busca de recursos para o seu município. Eles estiveram em audiência com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Cristiano, que é gestor do Instituto Nossa Senhora Aparecida, mantenedor do Hospital Nossa Senhora Aparecida de Umuarama, aproveitou para reivindicar recursos para maior qualificação no hospital. Na foto, Patrícia, Marcelo e Cristiano com o ministro.

Divisão

O ex-senador catarinense Jorge Borhaunsen disse que o apresentador Luciano Huck será o nome do “centro” para peitar Bolsonaro e Lula em 2022.

Ou para dividir o eleitorado de Bolsonaro e entregar o poder à quem Lula indicar como seu ‘poste’ da vez.

Isso se o próprio Lula não for ‘presenteado’ com a volta dos direitos políticos e disputar a presidência.

Ele disse:

Acredito que o contrabando tende a aumentar. Será mais uma oportunidade de travessia de mercadorias do país vizinho. Um gargalo que precisa ser resolvido. Será necessário dobrar os efetivos para dar conta da entrada e saída de veículos”.

De Gilmar Piolla, secretário de Turismo de Foz, sobre a segunda ponte para o Paraguai.

Não passará

O deputado Homero Marchese (PROS), de Maringá, é autor de um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná que “obriga as prestadoras de serviços públicos regulados pela Agência Reguladora do Paraná – Agepar, a publicar os cálculos e a metodologia dos seus reajustes tarifários”.

Isso abrange, por exemplo, as tarifas da água, das praças de pedágios e das passagens em ônibus intermunicipais.

Sabe quando tal projeto será aprovado?

Já ouviu falar em são nunca?

Água

Sabe aquela água que teima em sair marrom da torneira, ou que vez em quando cisma de não dar o ar da graça?

Vai custar mais.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná derrubou a medida cautelar que impedia o aumento da tarifa de água cobrada pela Sanepar.

Portanto, prepare o bolso.

Agenda

A agenda de Ricardo Barros está assim:

Na segunda-feira (21) o TRE do Paraná cassou o seu mandato do deputado federal.

Na quarta-feira, ele foi eleito vice-presidente da CPI das Fake News.

Eu sei, eu sei, é confuso, mas é o sistema.

Enem

Enem 2019, o retrato da educação atual com dados do próprio governo:

– A cada 100 alunos, 22 estão ‘atrasados’ no Ensino Médio no Paraná.

E as razões para tamanho atraso também estão Explícitas nos dados do governo.

Ela disse:

A falta de confiança no sistema da Justiça brasileiro está corroendo o estado de direito e a democracia…”

De Rosângela Silva, a Janja, namorada de Lula.

Indústria

Atendendo reclamações de moradores, comerciantes, pais de alunos de escolas próximas, a Guarda Municipal fez blitz de trânsito na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, próximo a Zaeli, e em pouco mais de 30 minutos de uso do radar móvel flagrou e multou 30 motoristas dirigindo em velocidade acima da permitida.

Quando isso acontece é de se esperar a gritaria de alguns nas redes sociais:

– “Umuarama virou a cidade das multas”.

Enquanto houver motorista que não respeita as regras, acho de bom tom que a GM continue a aplicar todas as autuações necessárias…

Fora do Sicoob

Ângelo Rigon informa em seu blog que o empresário maringaense Jefferson Nogaroli deixou o Conselho Administrativo do Sicoob Sul e a presidência do Sicoob Central Paraná (Sistema de Cooperativas de Crédito), cargo que ocupava havia anos.

Quem assume é Wilson Geraldo Cavina, do Sicoob Ouro Verde, de Londrina. A informação é que a saída de Nogaroli não foi muito pacífica.

Papo rápido

– Se a Lava Jato continuar prendendo corrupto desse jeito vai sobrar quem?

– Só eu e você…

  • CAPS-AD promove dia dedicado a saúde,
  • beleza e sexualidade da mulher

A saúde íntima da mulher, sua sexualidade, bem-estar e beleza foram alguns temas do ‘Dia Rosa’, realizado nesta quinta-feira (24), pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS-AD do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios 12 RS., para pacientes e acompanhantes de toda a região.

O evento – em alusão ao Outubro Rosa – começou pela manhã, com um café da manhã especial. A maquiadora Meriane Zanolo trabalhou como voluntária no evento e embelezou as presentes, que também participaram de uma sessão de fotografia, com direito a adereços, muito charme e descontração. “O objetivo é elevar a auto-estima dessas mulheres, promovendo sua valorização pessoal”, disse a voluntária.

A médica ginecologista e obstetra, Maria Augusta Rabello Sotilli (CRM 30070-PR), preferiu a palestra “Saúde da Mulher e Sexualidade”, abordando temas do cotidiano da mulhe. Com uma linguagem simples e descontraída, a médica tocou em assuntos muitas vezes considerados tabus, tirou dúvidas e ensinou como devem ser o cuidados para manter a saúde e a sexualidade da mulher sempre em alta.

De acordo com a especialista, nunca é tarde para começar a se cuidar. “A sexualidade faz parte da vida da mulher e não pode ser ignorada, independentemente da idade. Higiene, cuidados com a saúde íntima, fazer os exames preventivos e buscar a realização também na vida sexual, são parte dos cuidados com a saúde física e emocional de todas”, destacou a médica.

A equipe do Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama  proferiu palestra sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da Sífilis. O evento contou ainda com um “Bazar Solidário”, onde as participantes puderem escolher e levar para casa gratuitamente roupas, sapatos e assessórios lindíssimos doados pela Loja Corpóreum de Umuarama.

O CAPS-AD realiza permanentemente eventos e ações para a promoção da saúde e a integração de pacientes, acompanhantes e equipe multiprofissional de saúde. “O evento de hoje ressalta a importância da valorização da mulher, em todos os seus aspectos: o cuidado, a higiene, a saúde, a beleza e o bem-estar, que em conjunto compõem a saúde emocional da mulher e sua individualidade”, disse a enfermeira Joseany Cazelotto Camozzato, idealizadora do Dia Rosa.

Equipe que participou da atividade