Aragão Filho

19/10/2019

Coluna Aragão

19/10/2019 07H47

ANIVERSÁRIO

Parabéns circulando hoje para a sempre dinâmica Neusa Barbado Farias, integrante da equipe do Hospital Uopeccan, em Umuarama, onde atua no cargo de Captação de Recursos e Parcerias Institucionais. Ela está comemorando aniversário e recebe os parabéns dos familiares e da grande legião de amigos.

Direitos humanos

A Venezuela ganhou uma das duas vagas em disputa no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

A outra vaga foi conquistada pelo Brasil.

Aí, a deputada diz que o Brasil do governo Bolsonaro não merece participar de nada relacionado a direitos humanos, mas se cala sobre a Venezuela de Maduro.

Nem preciso dizer qual é a orientação política da deputada, preciso?

Diminuiu

Ratinho Junior acabou lucrando por tabela com a confusão armada pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Felipe Francischini (PR), gravado falando mal de Jair Bolsonaro.

O pai de Felipe, deputado estadual delegado Fernando Francischini, não terá mais o apoio dos Bolsonaro para a sua pretensa candidatura à prefeito de Curitiba.

Tem apoio do PSL, mas o PSL não tem muito peso com o afastamento do presidente Bolsonaro.

Uma dor de cabeça a menos para Ratinho que tem compromisso com a reeleição de Rafael Greca e tem um pré-candidato dentro do governo, Ney Leprevost.

Papo rápido

– A ANEL pretende criar taxa para energia solar gerada em casa…

– Tá demorando para o governo propor cobrança de taxa pelo ar que respiramos…

Cosud

Final de semana tem reunião em Florianópolis dos governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), João Doria (São Paulo), Carlos Roberto Massa (Paraná), Renato Casagrande (Espírito Santo), Romeu Zema (Minas Gerais), Cláudio Castro (vice do Rio de Janeiro) e o governador de Santa Catarina Carlos Moisés, o anfitrião.

Esses governadores procuram unificar as demandas comuns às regiões através do recém formado Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud).

Estão aprendendo que o consórcio de forças dá poder.

Congestionamento

Com o fim das coligações dos partidos para eleição de vereador, cada sigla poderá lançar 150% do número de cadeiras da Câmara Municipal.

Em Umuarama, com 10 vereadores, o número será de 15 candidatos por partido.

Imagine o congestionamento de candidatos e a profusão de tapinhas nas costas…

Haja espinhaço…

Ele disse:

“O deputado não é mais que ninguém. Está aqui temporariamente. Tem bem certinho o dia que vai sair daqui (…) Já tem o dia marcado da posse dos próximos que virão”.

De Douglas Fabrício, deputado estadual de Campo Mourão, lembrando aos colegas da efemeridade da função.

Do Tusquinha

Tusquinha quer saber:

– Esta briga no PSL é para escolher o líder da oposição?

Metafísico

Quer dizer que os deputados novatos, eleitos para promover as mudanças que o povão sonha, resolveram aderir rapidinho a velha política, é?

Escrito apenas ontem…

Averiguem tudo o que puderem e só confiem naquilo que descobrirem por seus próprios esforços.

– Lobão.

Aparecida proibida

Nossa Senhora Aparecida está proibida em Aparecida.

Ocorre que a Juíza Luciene Belan Ferreira Allemand, da 1ª vara de Aparecida/SP, proibiu a construção de obras referentes aos “300 anos de bênçãos” do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida em diversos locais da cidade e determinou a remoção de monumentos religiosos espalhados pelo município em homenagem à data.

Tudo porque a prefeitura está investindo na festa que atrai milhares de romeiros à cidade de Aparecida.

Aliás, a cidade toda praticamente vive em torno dos visitantes que o ano todo lotam hotéis, restaurantes, lanchonetes, lojas, mercados, postos…

É uma vergonha

Juiz federal Francisco Codevilla, de Brasília arquiva caso do advogado Adriano Caiado Acioli que chamou STF de vergonha.

Palmas para o magistrado que deve ter mais de uma razão para julgar que o STF é, de fato, uma vergonha.

Só para que fique explicito:

– O STF é uma vergonha…

Vereadora mais atuante

A vereadora Ana Novaes comemora a conquista do título de Vereadora Mais Atuante de Umuarama. A pesquisa foi feita pelo Instituto Braslopes e o prêmio foi entregue à vereadora pela “loira do Tchan”, Sheila Mello em recente evento no Metropolitan.

Convite para evento de Bocha

A vereadora Maria Ornelas recebeu nesta semana a visita do empresário do Bar da Bocha, Marcio Birello, um dos envolvidos na organização da etapa do Paranaense de Bocha que vai ocorrer neste domingo o dia todo no Harmonia Clube de Campo em Umuarama, aberto a todos os interessados. O objetivo foi convidar a vereadora para prestigiar o evento a partir das 8 horas de amanhã.

Lançado o projeto Nadando na Frente

O deputado estadual Delegado Fernando Martins participou, anteontem, da reunião de lançamento do Projeto Social Nadando na Frente, em Umuarama. Esta iniciativa inclui crianças carentes na prática da natação com aulas gratuitas. Ele agradeceu a Universidade Paranaense – UNIPAR pela parceria e por acreditar que o esporte é um importante instrumento de transformação e educação. “Empresários de Umuarama e Região, convido vocês a apadrinhar uma criança neste projeto. Faça a diferença no futuro de nossos”, disse.

Lançamento do projeto reuniu várias lideranças no campus 3 da Unipar