Aragão Filho

08/10/2019

Coluna Aragão

08/10/2019 07H40

Em defesa da vida

Sob o comando do padre Cezar, a Igreja Catedral do Divino Espírito Santo, de Umuarama, promove atividades até hoje dentro da Semana Nacional da Vida e no Dia do Nascituro. Bandeirinhas e vários cartazes e faixas com frases em defesa da vida estão fixadas na frente da igreja. E várias celebrações chamam a atenção para o tema. Na foto, o padre Cezar com uma das equipes de apoio ao evento.

PROMOVENDO O CONHECIMENTO, HOJE NO PEDRO II

O Colégio Estadual Pedro II realiza hoje a V Jornatec Jornada dos Cursos Técnicos . O evento começa às 8h e se estende até as 12 horas no período da manhã e a noite das 19 horas às 22h30.

Este ano com a temática empreendedorismo Jovem a jornada apresentará oficinas de Investimento em Bolsa de Valores; Construção de Sites; E-Commerce; Robótica; Podcast sobre assédio no trabalho; Artesanato com materiais recicláveis; Aromatizadores de ambiente; Crimes virtuais; Customização de roupas; Como abrir uma pequena empresa e Educação financeira. Além da oficina sobre animais “Pets” em parceria com a SAAU onde também será realizada a doação de filhotes.

Papo rápido

– O governo vai liberar o plantio de maconha para fins medicinais…

– Nem precisa, basta destinar metade das atuais plantações para fazer remédio e a outra metade pra fazer fumaça…

Metafísico

Já que o pedágio baixou 30%, a passagem de ônibus vai baixar também?

Socorro de pet

Apelidado de ‘Samu veterinário’, o serviço lançado em 30 de setembro pela prefeitura de Curitiba para socorrer animais de rua atende entre seis e oito ocorrências por dia na Capital.

As ocorrências envolvem cães e gatos atropelados e abandonados feridos nas ruas.

Por aqui a simples proposta de criação de espaço pet em algumas praças esbarrou no grito tão familiar aos nossos ouvidos:

– ‘E a saúde?’.

Só um

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) foi o único parlamentar presente na reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), realizada neste domingo, dia 6, em Curitiba e com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Do Fraga

– Quem sobrevive sempre aparece…

Escola boa

O Paraná busca inspiração no sistema educacional finlandês, considerado um dos melhores, se não o melhor do mundo.

Alguns podem presumir que isso se deve ao fato de que lá pagam remuneram melhor os professores, mas, de acordo com números recentes, a Finlândia não está nem entre os 10 países que pagam os melhores salários para seus professores.

A razão de tanto sucesso é o modelo educacional e, principalmente, o fato de que os alunos chegam às escolas com todos os limites estabelecidos na educação em casa.

Foucault

Manchete que entristece:

– Em situação de rua, ator de ‘Cidade de Deus’ pede ajuda para comprar um… livro de Foucault.

É o ator Rubens Sabino Silva, que interpretou o traficante Neguinho, aquele que matou o Bené em “Cidade de Deus” , filme de Fernando Meirelles.

Matusalém

Liderando pesquisas na empresa AgeX Therapeutics, Aubrey de Grey tenta provar há mais de 10 anos que o envelhecimento humano é “curável”.

Os estudos buscam aumentar o tempo de vida dos seres humanos e Aubrey disse já ter convicção de que ‘a primeira pessoa que vai chegar aos mil anos de idade já nasceu’.

Esse coitado vai ver coisas…

Escrito apenas ontem…

É através dos mais rigorosos inquéritos que se chega à conclusão de que todo mundo é honesto.

– Max Nunes.

Lula Livre

Aconteceu neste dia 5, sábado, o Festival Lula Livre em Vitória (ES), organizado pelo comitê Lula livre e por artistas capixabas que apóiam o movimento em defesa da liberdade do ex-presidente Lula, com apoio dos movimentos sociais, partidos políticos e sindicatos.

É por essas e outras que Lula não quer sair da cadeia nem que a vaca tussa…

Desmontaria o palanque Lula Livre e a narrativa de perseguição judicial perderia o sentido…

Como diz a rapeize nas redes, ‘nem o Lula aderiu ao Lula Livre… ’

Craques

Dia 12 deste mês o Gigante da Baixada receberá grandes craques do Tigrão nos bons tempos do futebol profissional em Umuarama.

Será uma partida para rever atletas que marcaram a história do esporte em nossa cidade.

No Programa Saga de Pioneiros, na Inconfidência – AM, os ex-jogadores do Tigrão Pedrinho, Alonso, Aroldo foram os convidados de Raul Lopes, quando contaram incríveis e engraçadas resenhas do mundo do esporte.

Encontro de Corais e teatro

abrem a Semana da Cultura

Por meio da Fundação Cultural, a Prefeitura de Umuarama abriu no último domingo a Semana da Cultura 2019, que acontece entre os dias 6 a 12 de outubro, no Centro Cultural Vera Schubert. A população poderá prestigiar várias atrações e todas com entrada gratuita. A primeira delas foi o XIV Encontro de Corais de Umuarama, realizado na noite do domingo, no teatro do Centro Cultural.

A programação é bem diversificada. “Teremos atrações para todos os gostos, com muita alegria, criatividade e qualidade. E o bom é que a população não pagará nada para prestigiar todos os espetáculos. Tem coral, teatro, filmes e no Dia das Crianças um musical preparado com muito carinho, especialmente para elas”, convida a diretora da Fundação Cultural, Vera Lúcia Borges.

Nesta segunda-feira, a atração foi o teatro “Aquarela”, da Companhia de Teatro Eskéte, com apresentações às 9h e 14h, no Centro Cultural Vera Schubert. A terça e a quarta-feira terão sessões de cinema para crianças das escolas municipais e estaduais, por conta do 8º IFPipoca, um projeto do Instituto Federal do Paraná (IFPR) pensado especialmente para a semana da criança, também no Centro Cultural. As sessões acontecem às 9h, 10h, 14h e 15h, com produções voltadas para os públicos infantil e juvenil.

A Semana da Cultura termina no sábado, 12, com a exibição do musical “A Arca de Noé”, às 20h, no Centro Cultural Vera Schubert. “Quem acompanhar a programação terá muito para curtir, além do envolvimento social, numa semana que visa promover e incentivar a cultura dentro do município. Vale a pena prestigiar”, completa Vera Borges.