Aragão Filho

Coluna Aragão

26/08/2020 07H44

Rotary entrega painel para a Delegacia da Mulher de Umuarama

Delegada da Mulher, Isabelle Freitas Rodrigues e a presidente do Rotary Club de Umuarama Despertar, Camila Orlandini na entrega do painel

A Delegacia da Mulher de Umuarama recebeu nesta semana um painel da violência contra a mulher, entregue pela presidente do Rotary Club de Umuarama Despertar, Camila Orlandini. Orlandini disse que essa é uma ação pelo fim da violência contra a mulher e integra a programação do Agosto Lilás, o mês adotado como um marco para lembrar e intensificar as ações permanentes contra a violência à mulher. A ação denominada ‘Lacinhos de Amor: pelo fim da violência contra mulher’ é realizada pelo Rotary Club de Umuarama Despertar.

Denúncias de agressões contra a mulher podem ser feitas através dos telefones 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 181 (Disque Denúncia).

Aniversário de Cruzeiro do Oeste

A cidade de Cruzeiro do Oeste completa hoje 68 anos de emancipação política. Devido à pandemia do novo coronavírus, não será possível a realização das tradicionais festividades. Apenas eventos on line estão agendados para hoje. Às 8 horas tem a live do ato cívico com a participação das lideranças políticas, empresariais religiosas e outras. Às 13 horas tem a live do show cultural em homenagem ao aniversário do município. E as 19h30 também na internet tem a Missa em Ação de Graças na igreja matriz (foto).

Escrito apenas ontem…

O mundo está cheio de gente comum, mas não de gente comum que se reconheça como gente comum.

– Mario Benedetti.

O último

Apenas um município do Paraná não tinha caso confirmado do novo coronavírus até nesta segunda-feira.

Boa Ventura de São Roque, na região Central do Estado é a única que aparece no boletim da Secretaria de Estado da Saúde sem algum caso.

Prioridade

A falta de dinheiro começa a preocupar alguns pré-candidatos a prefeito.

Com a grana farta do Fundo Eleitoral a expectativa era de fartura também nos comitês de campanha.

Só que não.

Os partidos, quase todos, pretendem priorizar as candidaturas viáveis, daqueles candidatos que já lideram pesquisas ou estão em condições de crescer e vencer.

Os demais correm o risco de passar a pão e água, isso se não faltar pão num dia, água no outro…

Gangorra

O preço do óleo de soja dispara nos mercados e assusta consumidor, foi a manchete constatando o que a dona de casa experimenta diariamente no sobe e desce dos preços.

Enquanto isso no campo, a produção de soja bate novo recorde, com quase 130 milhões de toneladas, 5,1%, a mais do que a safra passada segundo a Conab.

Entretanto, nas gôndolas do mercado a super safra não ajudou a manter estável o preço do óleo.

Super safra deve ser boa para chinês, que compra quase toda a nossa produção, porque para quem precisa só de um pouco de óleo para fritar um bife…

Papo rápido

– Os servidores públicos são donos de seis das dez ocupações mais bem pagas do Brasil…

– E querem mais, querem ocupar as dez…

E já que perguntar não ofende…

E quando é que os corruptos farão acordo de leniência com suas verdadeiras vítimas, o povão que foi roubado, esbulhado e teve o futuro comprometido?

Luz de velas

A Copel já recebeu só neste mês de agosto, que não acabou, mais de 21 mil pedidos para parcelar contas de luz em atraso.

A média mensal em tempos normais é de 12 mil parcelamentos.

Os cortes de fornecimento voltaram e muita gente não sabe o que fazer para pagar a fatura, mesmo que seja em parcelas.

Perdemos

O plenário da Câmara dos Deputados vota a criação do Tribunal Regional Federal, da 6ª Região, com sede em Minas Gerais.

Parabéns para os mineiros pela conquista.

Se o Dr. Osmar Serraglio ainda fosse deputado federal, o Paraná estaria na luta pela criação do TRF/PR, mas a gente não quis, nós bravos e esclarecidos eleitores preferimos abrir mão da representação que significava mito para o nosso estado, para a nossa região, para a nossa cidade.

Palmas pra nós, a gente merece!

Pedido da ciência

A verdadeira ciência não está na Organização Mundial da Saúde, a ciência real, a ciência prática está nas mãos dos médicos da linha de frente do combate ao covid-19.

Por exemplo, um grupo de 61 médicos de Campo Mourão assinou pedido para que a prefeitura distribua kits contra a covid nos postos de saúde da cidade.

Eles querem que sejam oferecidas cloroquina, ivermectina, zinco e vitamina D nos postos de saúde como “tratamento precoce” ao coronavírus.