Aragão Filho

Coluna Aragão

19/02/2020 17H34

Deputados visitam a Aciu

Os deputados federais Ricardo Barros e Schiavinato, ambos do PP, estiveram ontem em visita à Associação Comercial e Industrial de Umuarama (Aciu). Foram recepcionados pelo presidente Orlando dos Santos e demais integrantes da equipe Aciu.

Ele disse:

“Nunca deve pensar que a vida está terminando, deve ter planos até o final da vida. Eu vou terminar o curso aos 90 anos e a minha intenção é ajudar pessoas, sem nenhum objetivo econômico”.

De Albertino Rodrigues Pipa, calouro de psicologia aos 85 anos de idade.

Papo com o papa

Na visita de Lula, segundo gaiatos nas redes:

– Deus perdoe os teus pecados, meu filho!

– Não são meus, são de um amigo meu…

Escrito apenas ontem…

A vida devia ser duas; uma para ensaiar, outra para viver a sério. Quando se aprende alguma coisa, está na hora de ir.

– João Ubaldo Ribeiro.

Coxinha

Mulher foi multada em Ponta Grossa ao ser flagrada dirigindo e comendo uma coxinha.

O policial escreveu na multa:

– “Condutora dirigindo com a mão esquerda apoiada no volante, segurando uma coxinha, e com a mão direita um sachê de maionese. Condutor não identificado. Veículo em movimento”.

Recorde

Bateu recorde de público o ato de lançamento da Expô/Umuarama/ 2020.

Percebi que o evento serve de pretexto para reencontros de antigas amizades que pouco se confraternizam por conta destes tempos acelerados.

Entre nós da imprensa tem reencontro de uma Expô à outra.

É muito bom, mas a turma podia se ver mais.

Apoio forte

A disputa pelo apoio do governador Ratinho Junior nas eleições de outubro começa em Curitiba, onde há três pré-candidatos das veredas do grupo do governador, e acaba na última cidade da fronteira com vizinhos onde Ratinhos também tem influência.

Em Umuarama, pelo menos três grupos se alinham ao governador, mas Celso Pozzobom é da ‘velha guarda’, vem de antes da eleição de Ratinho.

É bom, mas deve causar um cansaço decidir sobre quem apoiar, não apoiar, ou ligar o neutral.

É osso!

Fora de cena

O ex-senador Osmar Dias confirmou que após 20 anos deixou mesmo o PDT, mas segue sem atuação partidária ou política e sem ligação a governos.

Não vai, portanto, para o Podemos do irmão Álvaro.

Por enquanto, pois com Osmar nunca se sabe.

Vide as idas e vindas em sua longa carreira política.

Salve Maria

A proposta que cria o aplicativo “Salve Maria”, de autoria da deputada Cantora Mara Lima (PSD), uma ferramenta de proteção às mulheres vítimas de violência, traz no nome uma referência do Novo Testamento.

Mara Lima é evangélica e aludiu a saudação do Anjo Gabriel à Maria, ‘Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo’.

Que o projeto vire lei e ajude a salvar vidas que a violência doméstica ceifa em conta crescente…

Buliçoso

Quem vê o ex-prefeito e ex-deputado Fernando Scanavacca todo serelepe pra lá e pra cá, ora em conversas com o governador, ora o governador citando seu nome em reuniões políticas, pode até imaginar que ele esteja sondando o terreno das possibilidades de volta a cena política mais efetivamente, pois dela não saiu.

Então a gente vê Márcio Nunes lhe fazendo afagos públicos de alta consideração, Celso Pozzobom reconhecendo que até hoje constrói com recursos viabilizados por ele, faz sentido imaginar que a aposentadoria é coisa pra muito longe ainda.

Scanavacca repete que está fora do jogo, que se dedica aos seus negócios privados.

Pode até estar fora do jogo, mas que anda treinando forte, isso quem observa a cena política local e estadual vê com largueza.

Rasputim

Pela primeira vez desde 1981, quando o general Golbery do Couto e Silva deixou o governo do general Figueiredo, um militar volta a ocupar a chefia da Casa Civil com a ida do general Braga Netto para a função.

Golbery era considerado uma espécie de Yefimovich Rasputin.

E era um gênio da raça, como disse o esquerdista Glauber Rocha.

Muito longe das rasas ideias que por ali passaram depois.

Câmara de Umuarama reinicia sessões

parlamentares nesta segunda-feira

Mesmo estando em atividade desde o início do ano, a Câmara Municipal de Umuarama permaneceu em recesso parlamentar de dezembro a fevereiro, conforme determinação regimental. Neste período não ocorrem sessões ordinárias nem reuniões de comissões permanentes, porém, o expediente é mantido em horário normal.

Nesta segunda-feira (17) acontece a primeira sessão ordinária do Poder Legislativo Municipal. A pauta já foi publicada e neste primeiro encontro se volta à eleição das comissões permanentes da Casa, as quais analisarão projetos e demais tratativas referentes ao trâmite de matérias e demais conteúdos relativos à atividade legislativa.

Ao todo a Câmara conta com quatro comissões: Economia, Finanças e Fiscalização – Cultura, Bem Estar Social e Ecologia – Justiça e Redação e, Serviços e Obras Públicas. Cada uma delas é composta por três parlamentares, sendo um deles presidente, tendo por finalidade de realizar estudos sobre projetos, emitir pareceres, entre outras atribuições.

CONVITE

Assim como todas as sessões da Câmara Municipal de Umuarama, a desta segunda-feira é aberta ao público. O início está programado para as 19h30 e toda a comunidade é convidada a prestigiar. O cidadão também pode acompanhar por transmissão on-line, disponível no site da Câmara – http://www.cmu.pr.gov.br (ícone Sessões On Line – Transmissão ao Vivo), ou pela fanpage https://www.facebook.com/CamaraUmuarama/

Rotary promove hoje serviços

grátis na praça Miguel Rossafa

Os Rotary Clubes de Umuarama convidam a população para uma série de atividades que será disponibiliza neste sábado a partir das 15 horas na praça Miguel Rossafa. Tem ações para todas as idades confira: o Sesc vai levar o xadrez gigante e duas mesas de pebolim, 100 mamografias a serão agendadas pela LFCC e UOPECCAN, OAB fará orientação jurídica, Interact venderá sorvete, Rotaract deve levar a armadilha para o mosquito da dengue, Projeto de educação em saúde bucal com a Unipar, Projeto de avaliação e prevenção de câncer de boca, PA e exame de glicemia, panfletagem de informativos do Agosto Azul e Outubro Rosa, Plantão psicológico e divulgação de roda de conversa – Sesc. Participam: Rotary Clube de Umuarama, Rotary Clube Capital da Amizade, Rotary Clube despertar e Rotary Clube Catedral.