Aragão Filho

Coluna Aragão

18/02/2020 05H32

Ilídio Coelho Sobrinho e Cidinha Melo representaram a Ilustrada FM no encontro da diretoria da Aerp em Curitiba

Diretoria da Aerp realiza

reunião para alinhar ações

A nova diretoria da Aerp esteve reunida, sexta-feira passada, com o objetivo de alinhar as ações estratégicas para a gestão 2020-2022. O encontro aconteceu na sede da entidade e contou com a presença dos diretores das regionais da capital e interior. O diretor da Ilustrada FM, Ilídio Coelho Sobrinho, que já foi presidente e faz parte da diretoria atual, esteve no encontro e disse que foi muito produtivo para o meio.

Em sua mensagem inicial, o presidente da Aerp, Michel Micheleto, falou da importância do alinhamento das ações com as metas estabelecidas para este ano. “Nesta reunião vamos trocar ideias e ouvir a opinião de todos. Vamos construir juntos. Os planos nos dão diretrizes e metas a serem cumpridas. Que elas sejam referência para o planejamento de hoje e para todas nossas ações. Um dia como hoje é a oportunidade de alinharmos o nosso trabalho no mesmo propósito, na mesma perspectiva”, salientou.

Antes do início da reunião o engenheiro da Aerp e do Sert-PR, Elias Augustinho, representando o diretor técnico, Roberto Lang, apresentou um balanço das ações da diretoria técnica e avanços conquistados pela entidade junto ao MCTIC e Anatel.

Na pauta estiveram vários assuntos como os conteúdos que estarão em debate nos Encontros Regionais, as mudanças no portal da Aerp, entre outros temas.

O Insulto Diário

Michel Temer declara-se politicamente aposentado, conforme notícia a Folha de S. Paulo.

– “Já fui tudo”, insiste, “e quem chega à presidente não tem mais nada para disputar”.

Um tapa de luva em Collor, Sarney e Lula, que não desocupam a moita – onde fazem o que se faz na moita.

Temer tem mandato melhor a desempenhar: maridar Marcela, a ex-primeira-dama bela, recatada e do lar.

É um mandato e tanto.

– Rogério Distéfano.

Escrito apenas ontem…

Político que diz que se aposentou… está fazendo política. Só deixam de fazer isso quando morrem.

– Hélio Teixeira.

Endurecer

A reunião entre a Comissão pró-duplicação da PR-323 e os deputados Ricardo barros e Schiavinatto teve como resultado mais aparente a disposição cada vez maior de endurecer na cobrança, pois é evidente que falta efetividade no trato do assunto.

Está tudo muito enrolado, confuso, dependendo de tantas variantes que até 2026 é pouco provável que aconteça algo de concreto.

O governo do Paraná ‘passou’ a PR-323 para o governo federal, que ainda não disse se aceita o ‘mimo’ e, enquanto a decisão não sai, permanece o limbo sobre quem será o ‘dono’ da rodovia.

De concreto apenas as mortes que não cessam; mais de 600 em uma década.

Esforço

O esforço do Congresso em votar sem demoras as pautas de interesse do bravo povo brasileiro, ajudando a destravar o Brasil ficou assim:

– Em 2020, o Congresso teve apenas quatro dias de votação.

Foi assim…

Números imprecisos

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) informa que o sistema penitenciário brasileiro tem mais de 773 mil presos em unidades prisionais e nas carceragens das delegacias.

No Paraná, são quase 24 mil presos.

Na real, nem o Depen, nem o Ministério da Justiça, nem o carcereiro sabe dizer exatamente quantos presos estão sob suas custódias.

O número é um olímpico chute…

Metafísico

Uma questão para o trânsito de nossa cidade: Dar a seta dói?

Mudança radical

Não ganhou manchetes, mas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou um projeto de lei que pode mudar radicalmente a realidade das cidades e estradas brasileiras.

De autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), o PL determina a proibição de novos veículos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel, a partir de 2030.

O texto também prevê que esses automóveis serão proibidos de circular em 2040.

E o Brasil faz o quê com a Petrobrás?

Ele disse:

“Estamos mais preparados do que eventuais leigos que fossem ordenados a partir de agora para ajudar a Igreja. Francisco está em diálogo conosco, sabe do problema, e nos pediu para ficarmos unidos e insistindo. Estamos na agenda dele”.

De João Tavares, do Movimento das Famílias dos Padres Casados que abriga 7 mil padres casados que lutam para voltar a ser reconhecidos pela Igreja.

E já que perguntar não ofende…

Tudo bem que é só uma questão semântica, mas analgésico não deveria se chamar oralgésico?

Vereador com imunidade

Dias Tofólli disse em defesa de imunidade para o vereador que “no interior, ser oposição é muito difícil”.

Ele explicou que a imunidade que alcança parlamentares estaduais e Federais é diferente daquela prevista para os vereadores:

– “Talvez onde mais se precise de uma imunidade material para se permitir uma oposição mais livre, esta Suprema Corte relativizou para os vereadores a imunidade material. Talvez esta Corte tenha que refletir sobre uma evolução nessa jurisprudência”.

Papo rápido

– A propósito da série de fantasias proibidas neste carnaval, estará proibido também de fantasiar-se de palhaço?

– Estará sim, pois palhaço não é fantasia, é a triste realidade de milhões de brasileiros…

Mural

Vivaldo Silva é o pintor, mais uma vez, do belo mural sobre a Campanha da Fraternidade 2020, na lateral da catedral do Divino Espírito Santo.

Há anos, a pintura transmite a síntese da campanha.

Aliás, o grande artista Vivaldo vai comemorar seu aniversário na data real do seu nascimento, como faz de 4 em 4 anos já que nasceu no dia 29 de fevereiro.

Parabéns duplo; pela bela obra e pelo aniversário.

O horário do comércio em Umuarama no feriadão

O comércio funcionará normalmente na próxima segunda-feira (24), véspera de Carnaval, em Umuarama. De acordo com as leis do trabalho, sequer a terça-feira (25) é feriado, mas por questões culturais e costumes arraigados muita gente acredita que seja. “Os sindicatos patronal e dos empregados fizeram um acordo pra compensar as horas extras de dezembro na terça (25), conforme está na Consolidação Coletiva de Trabalho (CCT) e por isso não haverá expediente”, esclarece o presidente do Sindilojistas,  José Carlos Strassi. “A Aciu tem recebido muitas ligações com dúvidas a respeito. Então teremos o funcionamento do comércio no horário habitual tanto na segunda quanto na Quarta-feira de Cinzas”, ressalta o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos.