Aragão Filho

Coluna Aragão

12/02/2020 06H22

Jornal Ilustrado - Coluna Aragão

Cidadão em dobro

O secretário de Estado Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo), que já era cidadão honorário de Terra Boa, agora é cidadão honorário de Formosa do Oeste.

O autor da proposta de cidadania é o vereador Biguá e teve aprovação por unanimidade pela Câmara.

Pobreza

A Justiça Federal determinou que União e Funai assegurem uma área destinada à reserva indígena para abrigar o povo da comunidade Takaywará, no Tocantins.

A decisão atende ao pedido do Ministério Público Federal.

Um laudo pericial juntado ao processo evidenciou a extrema pobreza em que vivem os habitantes na aldeia.

Traduzindo; os índios continuarão na pobreza, assim como vivem na pobreza índios de dezenas de reservas país afora.

A diferença é que continuarão miseráveis com terra.

Escrito apenas ontem…

Vivemos num mundo em que a taxa de lucro supera todas as outras noções de direito.

– David Harvey.

Migração

Prestes a completar 68 anos operando em São Paulo (1º de maio), a Rádio Globo encerrou em definitivo as transmissões da Rádio Globo AM 1100.

Foi um momento de muita emoção para quem acompanhou a trajetória vitoriosa da AM 1.100, líder de audiência durante décadas.

O transmissor foi desligado à meia-noite de segunda-feira, dia 10 de fevereiro.

A partir de agora, a Rádio Globo mantém sua programação sendo transmitida em 94.1 FM.

Em Umuarama, quem está em fase de testes para migrar em definitivo para a FM é a Inconfidência – AM.

Metafísico

Sem querer inticar com a secular incompetência dos políticos paulistanos, mas não seria melhor chamar de volta os jesuítas?

Bolha de ar

O brasileiro é um único, capaz de fazer troça até das maiores tragédias, como agora com o coronavirus.

A mais recente:

– “Antes de estourar plástico bolha, lembre-se que o ar vem da China.”

E já que perguntar não ofende…

Como Lula se apresenta ao distinto público como o maior líder popular do Brasil se nunca conseguiu ser ovacionado em um estádio de futebol lotado, como foram Getúlio Vargas, Bolsonaro e até o general Médici?

O Insulto Diário

Fake fake.

Carlos Bolsonaro, o pitbull 02, apareceu de namorada, algo que não constava de seu currículo.

Se a informação não tivesse sido espalhada pelo exército virtual da família sempre se poderia dizer que é fake.

Melhor conferir.

A fake pode se disfarçar de fato.

Etanol de milho

O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, informou que a cooperativa faz estudo de viabilidade econômica para iniciar a produção de etanol de milho.

Ninguém viu

Apenas a GloboNews mostrou a chegada dos brasileiros repatriados da China.

Todas as TVs mostravam as chuvas em São Paulo.

Policromático

O fato é que aparentemente São Pedro está brigado com São Paulo…

Livro Anjos do Bem será lançado

hoje na Uopeccan em Umuarama

Nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, a partir das 17h, no auditório do Hospital Uopeccan de Umuarama, localizado na Av. Paraná, 7592, Zona III, será realizado o lançamento oficial da 6º edição do livro Anjos do Bem, escrito por crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer infantojuvenil na unidade de Cascavel.

Esta edição o tema da obra é “As Aventuras de Coragem dos Guerreiros da Uopeccan”, uma menção as histórias dos pacientes da Uopeccan. O livro é resultado do trabalho que vem sendo realizado pela equipe multiprofissional da oncopediatria de Cascavel, “são histórias reais de crianças e adolescentes que lutam contra o câncer e daqueles que venceram a doença. Este livro é de fato uma reflexão de vida para todos nós, passamos a dar mais valor a vida e a família”, diz Leopoldo Nestor Furlan, Presidente do Complexo Hospitalar Uopeccan.

A programação inicia às 17h. Os livros serão comercializados durante o evento no valor de R$30,00 e, posteriormente a população poderá adquirir pelo site da Uopeccan (uopeccan.org.br), ou com a LFCC através do (44) 2031-0700.

Para participar do lançamento no dia 12 de fevereiro, não é necessário ter ingressos. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Reforma da Previdência

Contador Déda de Pérola esteve em curso em SP

sobre as novas regras para aposentadorias

Mais uma vez o profissional de Pérola, Adeildo Pedro dos Santos (Déda), pós graduado em Direito Tributário, demonstra ser sedento à luz do saber, como a terra árida é sequiosa por água. No último dia 28 de Janeiro de 2020, participou em São Paulo, do curso onde foi apresentado a Reforma da Previdência Social, e as novas regras para aposentadorias com base na Emenda Constitucional nº 103/2019.

Faz-se necessário destacar doravante a existência de dois grupos: 1)- aqueles inscritos/filiados na previdência social antes de publicação da Emenda Constitucional nº 103/2019, (12/11/2019 situação transitória); 2)- Aqueles inscritos na previdência social após a publicação da Emenda Constitucional nº 103/2019, (13/11/2019).

Dentre as inúmeras alterações vamos destacar apenas aquelas profundas e robustas, sendo elas: a) Manutenção da qualidade de segurado e perda de condição de dependente; Fim da aposentadoria por tempo de contribuição para aqueles inscritos/filiados a partir de 13/11/2019; Alteração nas regras de acesso a aposentadoria tanto para o homem, como também para a mulher; aposentadoria do Professor; Permanecia ou manutenção do direito adquirido; valor da pensão por morte; regras de acumulatividade dos benefícios; salário família e auxílio reclusão; alíquotas das contribuições previdenciárias passam a ser progressiva.

Diante da complexidade das novas regras e exigências, cabe um DESPERTAR/ALERTA para a classe juvenil com relação ao início de sua contribuição previdenciária, para que os benefícios previdenciários não sejam prejudicados no futuro.

Jornal Ilustrado - Coluna Aragão

Adeildo (Déda) ladeado pelo professor Jairo Guadagnini que palestrou no evento