Aragão Filho

Coluna Aragão

12/02/2020 06H22

Cidadão em dobro

O secretário de Estado Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo), que já era cidadão honorário de Terra Boa, agora é cidadão honorário de Formosa do Oeste.

O autor da proposta de cidadania é o vereador Biguá e teve aprovação por unanimidade pela Câmara.

Pobreza

A Justiça Federal determinou que União e Funai assegurem uma área destinada à reserva indígena para abrigar o povo da comunidade Takaywará, no Tocantins.

A decisão atende ao pedido do Ministério Público Federal.

Um laudo pericial juntado ao processo evidenciou a extrema pobreza em que vivem os habitantes na aldeia.

Traduzindo; os índios continuarão na pobreza, assim como vivem na pobreza índios de dezenas de reservas país afora.

A diferença é que continuarão miseráveis com terra.

Escrito apenas ontem…

Vivemos num mundo em que a taxa de lucro supera todas as outras noções de direito.

– David Harvey.

Migração

Prestes a completar 68 anos operando em São Paulo (1º de maio), a Rádio Globo encerrou em definitivo as transmissões da Rádio Globo AM 1100.

Foi um momento de muita emoção para quem acompanhou a trajetória vitoriosa da AM 1.100, líder de audiência durante décadas.

O transmissor foi desligado à meia-noite de segunda-feira, dia 10 de fevereiro.

A partir de agora, a Rádio Globo mantém sua programação sendo transmitida em 94.1 FM.

Em Umuarama, quem está em fase de testes para migrar em definitivo para a FM é a Inconfidência – AM.

Metafísico

Sem querer inticar com a secular incompetência dos políticos paulistanos, mas não seria melhor chamar de volta os jesuítas?

Bolha de ar

O brasileiro é um único, capaz de fazer troça até das maiores tragédias, como agora com o coronavirus.

A mais recente:

– “Antes de estourar plástico bolha, lembre-se que o ar vem da China.”

E já que perguntar não ofende…

Como Lula se apresenta ao distinto público como o maior líder popular do Brasil se nunca conseguiu ser ovacionado em um estádio de futebol lotado, como foram Getúlio Vargas, Bolsonaro e até o general Médici?

O Insulto Diário

Fake fake.

Carlos Bolsonaro, o pitbull 02, apareceu de namorada, algo que não constava de seu currículo.

Se a informação não tivesse sido espalhada pelo exército virtual da família sempre se poderia dizer que é fake.

Melhor conferir.

A fake pode se disfarçar de fato.

Etanol de milho

O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, informou que a cooperativa faz estudo de viabilidade econômica para iniciar a produção de etanol de milho.

Ninguém viu

Apenas a GloboNews mostrou a chegada dos brasileiros repatriados da China.

Todas as TVs mostravam as chuvas em São Paulo.

Policromático

O fato é que aparentemente São Pedro está brigado com São Paulo…

Livro Anjos do Bem será lançado

hoje na Uopeccan em Umuarama

Nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, a partir das 17h, no auditório do Hospital Uopeccan de Umuarama, localizado na Av. Paraná, 7592, Zona III, será realizado o lançamento oficial da 6º edição do livro Anjos do Bem, escrito por crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer infantojuvenil na unidade de Cascavel.

Esta edição o tema da obra é “As Aventuras de Coragem dos Guerreiros da Uopeccan”, uma menção as histórias dos pacientes da Uopeccan. O livro é resultado do trabalho que vem sendo realizado pela equipe multiprofissional da oncopediatria de Cascavel, “são histórias reais de crianças e adolescentes que lutam contra o câncer e daqueles que venceram a doença. Este livro é de fato uma reflexão de vida para todos nós, passamos a dar mais valor a vida e a família”, diz Leopoldo Nestor Furlan, Presidente do Complexo Hospitalar Uopeccan.

A programação inicia às 17h. Os livros serão comercializados durante o evento no valor de R$30,00 e, posteriormente a população poderá adquirir pelo site da Uopeccan (uopeccan.org.br), ou com a LFCC através do (44) 2031-0700.

Para participar do lançamento no dia 12 de fevereiro, não é necessário ter ingressos. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Reforma da Previdência

Contador Déda de Pérola esteve em curso em SP

sobre as novas regras para aposentadorias

Mais uma vez o profissional de Pérola, Adeildo Pedro dos Santos (Déda), pós graduado em Direito Tributário, demonstra ser sedento à luz do saber, como a terra árida é sequiosa por água. No último dia 28 de Janeiro de 2020, participou em São Paulo, do curso onde foi apresentado a Reforma da Previdência Social, e as novas regras para aposentadorias com base na Emenda Constitucional nº 103/2019.

Faz-se necessário destacar doravante a existência de dois grupos: 1)- aqueles inscritos/filiados na previdência social antes de publicação da Emenda Constitucional nº 103/2019, (12/11/2019 situação transitória); 2)- Aqueles inscritos na previdência social após a publicação da Emenda Constitucional nº 103/2019, (13/11/2019).

Dentre as inúmeras alterações vamos destacar apenas aquelas profundas e robustas, sendo elas: a) Manutenção da qualidade de segurado e perda de condição de dependente; Fim da aposentadoria por tempo de contribuição para aqueles inscritos/filiados a partir de 13/11/2019; Alteração nas regras de acesso a aposentadoria tanto para o homem, como também para a mulher; aposentadoria do Professor; Permanecia ou manutenção do direito adquirido; valor da pensão por morte; regras de acumulatividade dos benefícios; salário família e auxílio reclusão; alíquotas das contribuições previdenciárias passam a ser progressiva.

Diante da complexidade das novas regras e exigências, cabe um DESPERTAR/ALERTA para a classe juvenil com relação ao início de sua contribuição previdenciária, para que os benefícios previdenciários não sejam prejudicados no futuro.

Adeildo (Déda) ladeado pelo professor Jairo Guadagnini que palestrou no evento