Esportes

Aventura

Ciclistas chegam em Umuarama e concluem metade do percurso

15/07/2019 09H33

Os ciclistas Luiz Pereira de Oliveira, de 27 anos, e José Messias Gomes, de 64 anos, passaram por Umuarama na manhã de sexta-feira, 12, após percorrerem mais de 2.500 km pelos estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A passagem marca a metade de um trajeto de 5.250 km montados em suas bikes, que será finalizado em Alta Floresta no Mato Grosso.

Na passagem Luiz, mais conhecido como Luizinho, morador de Icaraíma, e José Messias deram dicas para os ciclistas que pensam em fazer uma aventura como a deles. Segundo Messias, o primeiro passo é realizar exames para verificar a saúde e em seguida iniciar os treinamentos. “Na minha primeira viagem achei que era só pegar a bicicleta e sair pedalando, o que me acarretou um problema de joelho. Para essa viagem comecei a treinar próximo da minha cidade, na época cheguei a pedalar cerca de 80 km por dia”, explicou.

Luizinho conta que o peso dos equipamentos, roupa e barraca acaba dificultando um pouco a viagem. Porém, o morador de Icaraíma ressaltou que as belas paisagens ao longo do caminho amenizam qualquer sofrimento físico. “Cada lugar tem uma paisagem diferente. É uma coisa que só conseguimos observar viajando de bicicleta”, disse.

Ainda segundo os entrevistados, planejar a rota, pontos de parada e apoio segue o roteiro de idealizar uma viagem de bicicleta. “Agora que vamos entrar no Mato Grosso do Sul, não podemos pedalar até próximo da noite, pois os pontos de apoio onde dormimos ficam longe um do outro. Tudo tem que ser muito bem planejado”, alertou Messias.

Segunda etapa

Com mais de 50 municípios percorridos na primeira etapa, agora os ciclistas estão descansando em Icaraíma, onde Luizinho também mata a saudade da família. Em seguida, os aventureiros partem para Alta Floresta no Mato Grosso, com um percurso de mais de 2 mil km. Agora eles deixam as paisagens do sul do Brasil para a precisar o relevo do Centro-Oeste do País.

Mesmo planejando a viagem por um ano, eles contam com a ajuda da comunidade para concluir o percurso. Desta forma, quem quiser ajudar os viajantes, os recursos podem ser depositados na conta do Banco Bradesco número: 1001609-6 / Agência 0209 / titular Luiz Pereira de Oliveira.