UMUARAMA
Conforme a cartilha de orientações técnicas do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria Nacional de Assistência Social, nos últimos anos a população em situação de rua saiu da invisibilidade e ficou claro que se trata de um compromisso de Estado garantir os seus direitos a estes brasileiros seus direitos.
“Os desafios ainda são muitos e requerem o engajamento das diversas políticas, em um esforço coletivo envolvendo poder público e a sociedade civil organizada, com a participação fundamental dos representantes desse segmento”, reforça o documento.
Com esta visão, o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política de População em Situação de Rua (Ciamp-Rua) de Umuarama empossou novos membros para o biênio 2024/2026 em reunião na manhã desta quarta-feira, 13, no auditório da Secretaria-Executiva dos Conselhos.
Após a posse foi realizada a primeira reunião ordinária com a nova composição para eleição da presidência e Cláudio Alves Junior, representante de entidade da sociedade civil (Comissão dos Direitos Humanos da OAB-PR), foi eleito presidente para o mesmo período. Ele terá o atual coordenador do Centro Pop, Roger Brambila Giopatto, como vice-presidente.
Um colegiado de caráter deliberativo, propositivo, fiscalizador, de acompanhamento e monitoramento vinculado ao gestor da Política Municipal de Assistência Social, o Ciamp-Rua é formado por 20 membros titulares e igual número de suplentes, sendo dez representantes do poder Executivo e os demais da sociedade civil.
A posse dos novos membros teve a presença da secretária de Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, que representou o prefeito Celso Pozzobom. Ela parabenizou a equipe que encerrava o mandato pelo bom trabalho, fez um breve resumo das ações e avanços conquistados e deu as boas vindas aos novos membros. “O desafio é grande, mas é muito importante continuar o trabalho, garantir direitos básicos como alimentação e assistência a essas pessoas e trabalhar para a sua reintegração e o desenvolvimento pessoal”, disse.
O presidente do Ciamp-Rua que encerrou mandato, Roger Bruno Brambila Giopatto, parabenizou a todos pela instalação do comitê, que exigiu muito trabalho, e pelas conquistas – entre as quais o censo da população em situação de rua, que está em andamento. Lembrou que as políticas públicas para esse público surgiram após tragédias e violações graves dos seus direitos e que o desafio hoje não é eliminar os locais onde as pessoas se concentram, “mas oferecer tratamento, opções e promover o seu desenvolvimento para que possam levar uma vida digna”, emendou.
“Uma das nossas lutas hoje é formar uma equipe de saúde com médico e enfermeiros que possa atender as pessoas em situação de rua de forma remota, nos locais onde elas vivem”, completou. Também participaram da posse o promotor de Justiça Marcos Antonio de Souza, o defensor público do Estado do Paraná, Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro, e o procurador do Ministério Público do Trabalho, André Vinicius Mellati.
Na sequência a secretária Dayanne Demozzi entregou certificados aos membros que exerceram a função no mandato 2022-2024, foi feita a leitura do Decreto nº 334/2024, de nomeação dos novos membros do Ciamp-Rua – com a respectiva apresentação dos que estavam presentes – e, por fim, a secretária leu o termo de posse para os representantes da sociedade civil (eleitos) e os governamentais, indicados pelo Executivo Municipal.
“O comitê é um espaço de diálogo, respeito e ação, sempre em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos. Parabéns aos empossados e sucesso em suas jornadas”, encerrou a secretária da Assistência Social.