Umuarama

UMUARAMA

Centro de Saúde Escola passa a oferecer vacina contra covid para crianças de segunda a sexta

21/08/2023 15H50

Jornal Ilustrado - Centro de Saúde Escola passa a oferecer vacina contra covid para crianças de segunda a sexta

Ação da Secretaria de Saúde tem objetivo de oferecer mais tempo para que famílias levem seus filhos para serem imunizados

De acordo com o Vacinômetro divulgado na manhã desta segunda-feira (21), em Umuarama foram aplicadas 269.991 doses de vacinas contra covid-19 desde o início da vacinação (em 19 de janeiro de 2021). Porém, de acordo com a Divisão de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, o número de crianças de seis meses a 11 anos tem sido baixo e, desta forma, o Centro de Saúde Escola (CSE) para a oferecer o imunizante, para essa faixa etária, de segunda a sexta-feira – e não mais apenas três vezes por semana.

O objetivo, como informa o secretário de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, é oferecer mais tempo para que pais e responsáveis possam levar suas crianças para que recebam o imunizante. “Já estamos na terceira dose para esse público e é fundamental que o ciclo vacinal seja completado para garantir baixos índices de infecção. Em Umuarama, em oito meses registramos apenas 37 casos de covid em crianças – uma média de menos de cinco casos por mês – e o último caso foi há um mês, isso graças à vacinação”, comenta.

A unidade CSE, que fica na Unipar sede (ao lado da Igreja Matriz), vai disponibilizar imunizantes das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h. “Teremos a primeira dose (D1) para crianças de 6 meses a 11 anos; a segunda dose (D2) para as crianças com 6 meses a 4 anos que fizeram a D1 em 2 de julho deste ano ou em datas anteriores com a Pfizer Baby e para as com idade entre 5 a 11 anos que fizeram a D1 em 4 de junho ou em datas anteriores com a Pfizer Pediátrica; e a terceira dose (D3) para crianças de 6 meses a 2 anos que fizeram a D2 em 4 de junho deste ano ou em datas anteriores e para as crianças de 3 a 11 anos que fizeram a D2 em 4 e abril ou em datas anteriores”, esclarece a enfermeira Rafaella Guedes de Lívio Naves, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Dede que o Ministério da Saúde autorizou a imunização – e enviou doses especiais para o público infantil, Umuarama vacinou 12.738 crianças, sendo 580 na faixa etária de 6 meses a 2 anos, 881 com idade entre 3 e 4 anos, e 11.277 na faixa etária de 5 a 11 anos, segundo levantamento da Divisão de Vigilância Epidemiológica. “Até esta segunda-feira (21), 7.647 crianças tomaram a primeira dose (D1), 4.820 tomaram a segunda dose (D2) e 271 tomaram a terceira dose (D3)”, detalha.

Ela acrescenta ainda que a população pode acompanhar o cronograma de vacinação nas redes sociais da Prefeitura. “É preciso ficar atento e garantir a imunização dos pequeninos! E mesmo vacinado que todos já tenham sido vacinados, é sempre bom manter as medidas de prevenção, evitando aglomerações em locais fechados, por exemplo”, finaliza.