Aragão Filho

Aragão Filho

Centenário do pioneiro de Cafezal do Sul

19/10/2023 04H21

Jornal Ilustrado - Centenário do pioneiro de Cafezal do Sul

No último final de semana o Cafezalence, José Tomaz completou seu centenário, ao lado de sua família e amigos.

José Tomaz, nascido em Pernambuco, chegou em Cafezal do Sul nos idos de 42, onde constituiu sua família e se tornou um dos grandes pioneiros do município.

Na foto, ele está rodeado de familiares, todos felizes pelo prazer de poder vivenciar este momento que destinado a poucos.

Parabéns!

Festival de Arte da Rede Municipal é

elogiado pelo prefeito Celso Pozzobom

Jornal Ilustrado - Centenário do pioneiro de Cafezal do Sul

O prefeito Celso Pozzobom visitou o último dia da 9ª edição do Festival de Arte da Rede Municipal de Ensino, que mobilizou mais de 1.300 alunos de 40 escolas de Umuarama. Ao lado da secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, ele destacou a importância das expressões culturais na formação dos estudantes, já a partir das séries inicias do ensino fundamental, e parabenizou a equipe responsável pela organização.

Este evento envolve praticamente toda a equipe da Secretaria de Educação e das escolas. É gratificante ver o talento, a alegria das crianças, e a beleza das apresentações. Dá para ver que os professores se dedicaram bastante e estão todos de parabéns”, afirmou o prefeito.

Nos últimos dois dias, o teatro do Centro Cultural Vera Schubert foi palco de muita criatividade, demonstrada por grupos de estudantes que por semanas foram ensaiados pelas professoras da disciplina de Artes para apresentar números de música, dança e encenação.

As apresentações começaram na terça-feira, 17, e se estenderam nesta quarta-feira, 18, pela manhã e no período da tarde, contando com danças de vários gêneros, coral e fanfarra, entre outras atrações. A secretária Mauriza de Lima Menegasso agradeceu o apoio da Fundação Cultural e a dedicação das professoras e da equipe da secretaria, nos preparativos e na realização do festival, que esteve sob a coordenação da professora Andreia Pinesso da Silva, coordenadora de Arte da secretaria.

Foram realizadas 34 apresentações de danças africanas e portuguesas, axé, MPB, catira, frevo, carimbó, maculelê, street dance, capoeira, dança circular, canto de coral, teatro e cantigas de roda.

Visitantes também conheceram expressões culturais dos alunos em 17 trabalhos expostos no hall de entrada do teatro, desde mamulengos, vitrais e kirigami a brinquedos feitos a partir de recicláveis, releituras de obras diversas, pontilhismo, maquetes, mosaicos e arte em telhas de barro, entre outros.