QUALIFICAÇÃO
O Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju) firmou uma parceria com a escola digital Co.liga para levar formação para os jovens que participam das oficinas da instituição e aberta também aos que ainda não frequentam as atividades realizadas pelo município.
A proposta, de acordo com a coordenadora do Ceju e chefe da Divisão da Juventude na Secretaria Municipal de Assistência Social, Roselene de Souza, é ofertar cursos de curta duração no campo da economia criativa para jovens com mais de 18 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, bem como capacitá-los para o mercado de trabalho.
“A Co.liga oferece de forma on-line 36 cursos gratuitos, autoinstrucionais e de curta duração, segmentados em cinco áreas da economia criativa – patrimônio, música, multimídia, design e artes visuais. Esses conteúdos dialogam de forma transversal com outras áreas, como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais”, explica a coordenadora.
Como o Centro da Juventude está credenciado para oferecer acesso facilitado aos conteúdos da plataforma, por meio do laboratório de informática, o secretário da Assistência Social, Amós Westphal, recomendou que a oportunidade seja estendida aos demais jovens do município. Quanto mais cursos realizados, mais acesso o jovem terá a outras funcionalidades da plataforma, como sessões de mentoria, editais exclusivos e encaminhamento para oportunidades de trabalho.
Os cursos são todos on-line e autoguiados. Cada capacitação tem carga horária aproximada de 5 horas e pode ser feita de qualquer dispositivo que tenha conexão à internet. “Outro detalhe é que novas turmas são abertas todos os meses, em diversas áreas do conhecimento, e todas com direito a certificado”, acrescenta o secretário. “E todos os cursos são gratuitos”, reforçou.
A Co.liga é uma escola livre digital, que busca promover a inclusão da juventude brasileira em situação de vulnerabilidade econômica e social, no campo da economia criativa. A instituição também publica editais que facilitam o acesso de jovens a financiamentos educacionais. Mais informações no Ceju (avenida Goiânia, ao lado da Unidade de Saúde Bem-Estar) ou pelo fone (44) 3906-1178.