Umuarama

Dia de Luta

Casos de câncer crescem a cada ano e população precisa se prevenir

27/11/2018 09H32

cancer-umuarama

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, a noticia é de que os cânceres crescem de forma perturbadora no Brasil e Umuarama não foge do cenário. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) na estimativa 2018, o país registrará cerca de 600 mil novos casos da doença entre 2018 e 2019.

Dados do Hospital Uopeccan mostram que por dia, em Umuarama, são realizados 350 procedimentos no setor oncológico, entre atendimento, exames, cirurgias e tratamentos. Dos cânceres com maior incidência na cidade entre as mulheres, está o de mama e colo de útero. Já entre os homens a próstata é o mais atendido.

O perfil da incidência de câncer no Brasil varia de acordo com a região, se assemelhando mais a países desenvolvidos nas Regiões Sul e Sudeste, com mais tumores de intestino e menor incidência de câncer de colo de útero em mulheres e estômago em homens.

No Paraná o tipo de doença com maior incidência é o câncer de próstata com previsão de 5.480 casos, seguido da mama com 3.730.

Nas regiões Nordeste e Norte, o câncer de estômago tem uma incidência maior entre homens, e o câncer de colo de útero ainda está mais presente entre as mulheres. Esses dois tipos de câncer são mais associados a infecções, possuem maior potencial de prevenção e têm maior incidência em países menos desenvolvidos.

Os homens devem apresentar mais casos de câncer que as mulheres em 2018, com cerca de 300 mil casos, enquanto elas devem ter 282 mil novos casos.

O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no país, e a segunda posição é ocupada pelo câncer de próstata, para homens, e de mama, para mulheres.

O presidente da Sociedade Europeia de Oncologia Médica, Josep Tabernero, lembra que “40% dos casos de câncer poderiam ser evitados adotando hábitos saudáveis”, como reduzir o tabagismo, a obesidade e o consumo de álcool.

Próstata

Só no Paraná a Secretaria de Saúde registrou 990 mortes causadas por câncer de próstata em 2018. Neste cenário o médico urologista, Ítalo Fioravanti Junior, ressalta a importância do homem, acima de 40 anos, realizar os exames preventivos todos os anos.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens brasileiros e segundo o urologista, com a detecção precoce da doença o paciente apresenta cura acima de 90%.

Fioravanti explica que câncer de próstata não apresenta sintomas no estágio inicial. Desta forma, o homem só descobre a doença quando o tumor estiver avançado. Por isso a importância e a necessidade do exame anual.