CRONOLOGIA
18/10 – O secretário Especial de Administração Penitenciária coronel Hélio Manuel de Oliveira esteve em Umuarama e anunciou juntamente com o deputado estadual Fernando Scanavaca um projeto para a construção de uma Casa de Custódia em Umuarama com capacidade para atender 500 presos não condenados. Também foi anunciado que o recurso de R$ 25 milhões, necessários para a execução, estavam sendo disponibilizados através de emenda, ao Orçamento do Estado para 2019. Também foi afirmado que o Município deveria doar um imóvel para a construção da obra. O município apresentou um terreno de 20 mil metros quadrados com acesso a rede de esgoto, itens considerados essenciais para a implantação da nova cadeia. A informação é que a Câmara de Vereadores deveria votar a doação ainda este ano para assegurar a realização do processo de licitação antes do fim do ano.
20/10 – Os moradores dos bairros no entorno do terreno (Parque das Jabuticabeiras, Ibirapuera e Primeiro de Maio) realizaram uma manifestação afirmando serem contrários a instalação da nova cadeia naquele local.
23/10 – Seis dos dez vereadores conheceram o interior da cadeia pública de Umuarama, sob escolta da Rotam da Polícia Militar, e afirmaram ser urgente a construção de um novo local para abrigar a população carcerária.
24/10 – O Poder Executivo envia para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei n º 87/2018 que prevê a doação do terreno, juntamente com um pedido de sessão extraordinária.
26/10 – O PL nº 87/2018 é rejeitado nas quatro comissões internas da Câmara de Vereadores (Economia, Finanças e Fiscalização; Educação, Cultura, Bem-Estar e Ecologia; Justiça e Redação e Serviços e Obras Públicas).