ELEIÇÕES 2026

Denúncias relacionadas à boca de urna e à distribuição de santinhos foram as situações mais recorrentes entre os chamados atendidos pela Polícia Militar durante as eleições deste domingo (4) nos 17 municípios que integram a área de atuação do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM).
O levantamento divulgado pelo batalhão aponta que diversas denúncias foram recebidas ao longo do dia e encaminhadas para averiguação pelas equipes. Na maioria dos casos, porém, as irregularidades relatadas não foram constatadas no local.
Em Umuarama, foram recebidas cinco denúncias de possível boca de urna. Todas foram verificadas pelas equipes, mas os fatos não foram constatados.
Em Douradina, uma denúncia resultou no encaminhamento de um vereador por prática de boca de urna. O município também teve outra denúncia averiguada, sem constatação da irregularidade.
Em São Jorge do Patrocínio, foram registradas quatro denúncias, sendo três relacionadas à suposta entrega de santinhos e uma ao possível transporte de eleitores. Segundo a PM, nenhuma das situações foi constatada pelas equipes.
Também houve denúncia de boca de urna em Altônia, envolvendo suposta distribuição de santinhos. Após a averiguação, o fato não foi confirmado.
Além das denúncias de boca de urna, equipes do 25º BPM também atuaram em situações envolvendo material de campanha nas proximidades de locais de votação.
Em Alto Piquiri, uma denúncia levou os policiais até as proximidades de uma zona eleitoral, onde foi localizado material de campanha. O material foi recolhido, um boletim de ocorrência foi confeccionado e outros órgãos competentes foram acionados para as providências cabíveis.
Em Ivaté, uma mulher foi encaminhada após ser localizada com material de campanha. No município, também foram registradas duas denúncias relacionadas ao transporte de pessoas.
Já em Esperança Nova, os policiais encontraram um veículo adesivado nas proximidades de uma zona eleitoral. A equipe realizou a orientação e adotou uma ação de fiscalização no local.
Denúncias relacionadas ao transporte de pessoas ou eleitores foram registradas em Ivaté, São Jorge do Patrocínio e Cafezal do Sul. Conforme o 25º BPM, entretanto, os fatos denunciados não foram constatados pelas equipes em Cafezal do Sul e São Jorge do Patrocínio.
Em Icaraíma, uma denúncia apontava aglomeração de pessoas em uma zona eleitoral de Porto Camargo, mas a situação também não foi confirmada.
Nos demais municípios da área do 25º BPM — Maria Helena, Xambrê, Alto Paraíso, Iporã, Francisco Alves, Brasilândia do Sul, Perobal e Pérola — não foram registradas ocorrências relevantes relacionadas ao processo eleitoral no levantamento divulgado.
A Polícia Militar informou que permanece com equipes atuando em toda a área de responsabilidade, realizando o atendimento das denúncias, fiscalizações e averiguações necessárias para garantir a segurança e a tranquilidade durante o processo eleitoral.
O batalhão reforçou ainda que todas as denúncias são verificadas individualmente e que somente após a constatação dos fatos são adotadas as medidas policiais e os encaminhamentos aos órgãos competentes.